Salvador

AMURC OFERECE APOIO AO COOPERATIVISMO NAS PREFEITURAS DO SUL BAIANO

Vide
| 26/11/2008 às 17:21
Presidente da Amurc, Orlando Filho, na solenidade de aniversário da entidade
Foto: Foto/Waldir Gomes
   A Asssociação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), celebrou na terça-feira (25) o seu 24º aniversário em encontro no Tarik Plaza, em Itabuna, anunciando novos projetos. A entidade oferecerá apoio para a criação da Controladoria Geral nos Municípios (CGM) e um núcleo de apoio ao cooperativismo.

  O presidente da Amurc, Orlando Filho, anunciou para cerca de 150 pessoas, representantes das prefeituras entre prefeitos, vice-prefeitos e assessores, as ações para os próximos 60 dias.


  Já está programado um encontro com os vereadores eleitos dos municípios regionais, com objetivo de mostrar aos novos parlamentares o funcionamento das câmaras municipais e o papel do vereador. O encontro será realizado em parceria com a União dos Vereadores do Brasil, presidida pelo vereador ilheense Joabs Ribeiro (PP).


  Para janeiro, a entidade vai promover um seminário para debater o papel e a importância da assessoria de imprensa em um governo e para a sociedade. Profissionais como o repórter Ricardo Kotscho, ex-assessor de comunicação da Presidência da República, atualmente no portal IG,  o jornalista Eugenio Bucci, ex-presidente da Radiobrás, e Rosemberg Pinto, coordenador de comunicação da Petrobras, já estão sendo contatados.


  Com a experiência de dois mandatos como prefeito no município de Buerarema, o presidente da Amurc, Orlando Filho, disse que a criação de controladorias vai ajudar os gestores na utilização dos recursos e melhor transparência na gestão. Ele citou o caso do número de prefeituras e câmaras de vereadores que tiveram contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Além de analisar as operações de natureza contábil e orçamentária, a Controladoria vai supervisionar os processos de pagamento para que alcancem o seu final em estado de regularidade.


  IMPORTÂNCIA
  DA ENTIDADE

  O aniversário da Amurc foi aberto com uma saudação do presidente da entidade Orlando Filho. Ele, que preside o órgão até o fim de janeiro de 2009, falou da importância histórica da entidade para a região. "A Amurc desenvolveu grandes lutas ao longo dos seus 24 anos", disse. Orlando Filho lembrou das articulações para a implantação do curso de medicina na Uesc, e, atualmente, a luta que trava em defesa do aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus.


   Em seguida o coordenador de projetos Carlos Góes fez uma explanação das ações executadas durante os 20 meses da atual gestão, onde se destacam a luta em defesa da Ceplac, a criação dos consórcios intermunicipais, o Cima e a formatação de projetos encaminhados ao governo do estado que, se aplicados, beneficiarão mais de um milhão de pessoas na região.


  O presidente da Amurc, Orlando Filho falou da importância do planejamento de longo, médio e curto prazos nos municípios. "Temos que trabalhar persistindo no ajuste fiscal e na garantia dos índices", pontuou. Ele citou medidas de economia que podem ser aplicadas, citando o impacto do excesso de servidores na folha de pagamento e o que pode ser realizado com a economia dos recursos em benefício da sociedade.


  Os técnicos Deraldo Carlos e Francisco Pereira da co-irmã Associação dos Municípios do Baixo Sul (Amubs), explanou sobre os projetos em âmbito federal e estadual para os municípios, a exemplo do PAC-Funasa, projetos de casas populares e recursos para a educação.


   COMUNICAÇÃO

Já o coordenador da área de comunicação Gilvan Rodrigues, mostrou as funcionalidades do site da Amurc (http://www.amurc.org.br/). Ele tem como objetivo manter um memorial da instituição e tem como canais informações sobre a entidade, seu papel institucional, notícias da entidade e dos municípios atualizadas diariamente.

Rodrigues explicou que o site também apresenta recursos de áudio e vídeo, links para instituições parceiras, a exemplo da Ceplac e Uesc e, como inovação, links para os meios de comunicação, como jornais e blogs de notícias. O site traz ainda a prestação de contas da entidade para os municípios e recursos de webmail para as prefeituras com espaço ilimitado


Homenagens


No aniversário da Amurc foram homenageados todos os ex-presidentes e amigos da entidade. Jabes Ribeiro, ex-prefeito de Ilhéus e primeiro presidente que dirigiu a entidade em duas oportunidades (84-85 e 2003-2004). Ubaldo Dantas(87-88), de Itabuna, também foi lembrado. Ele foi  um dos idealizadores da criação da instituição. Antônio Firmo Leal, de Barra do Rocha (89-90), Armando Uzêda, de Ubaitaba (93-94), Gilka Badaró, de Itajuípe, primeira mulher a presidir a entidade, Fernando Gomes, de Itabuna (97-98 e 99-2002), José Carlos Farias, de Jequié (presidente por três meses), Pedro Jackson Brandão (2005-2006) e Débora Borges (2006).


Foram homenageadas também o atual presidente Orlando Filho, e como Amigo da Amurc, o Deputado Federal Roberto Brito, ex-prefeito de Jequié e o radialista Vily Modesto, profissional com dezenas de anos de atuação na comunicação regional.