Salvador

SAÚDE EM LAURO CADASTROU 1.310 PESSOAS COM PROBLEMA DE DIABETES

Vide
| 15/11/2008 às 20:03
 Durante toda a semana, a Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa) disponibilizou exames de glicemia, nos postos de saúde do município.

  A ação faz parte das atividades que marcam o Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes, doença que atinge cerca de 5,2% da população brasileira com idade superior aos 18 anos, número que corresponde a mais de seis milhões de brasileiros. Além dos exames, a população assistiu palestras e recebeu materiais informativos sobre prevenção à doença.


  No município, 1.310 pessoas são cadastradas na rede como portadoras da doença e cerca de 250 usuários são atendidos mensalmente no Gerenciamento de Hipertensos e Diabéticos (GHD), que funciona no Centro de Saúde da Mulher (CSM), em Itinga.

  A diretora de Atenção Básica do município, Aline Esquivel informa que todos os medicamentos de controle da doença são disponibilizados na rede, inclusive a insulina.

No entanto, mais importante do que tratar e acompanhar os portadores do diabetes, é investir na prevenção e no diagnóstico precoce.

  "Muitas complicações podem ser reduzidas com a detecção precoce da doença", informa Esquivel. Duvidosa sobre se possui ou não a doença, a dona de casa Lourdes Sousa (59) foi até uma das unidades fazer o exame de glicemia capilar, que exibe na mesma hora o índice glicêmico. "Estou com o "açúcar" um pouco alto. Agora é cuidar de ter uma boa alimentação".


  E Lourdes está correta. Segundo Sheila Dionísio, nutricionista da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrasc) e coordenadora do Banco de Alimentos, a má alimentação, carregada em açúcares e carboidratos são os principais fatores de risco para contrair o diabetes.

  "Existem outros fatores, como a hipertensão, a obesidade, hereditariedade e a idade", completa a nutricionista, que ontem e hoje realizou palestras no Banco de Alimentos e no Restaurante Popular, aproveitando o público de 2.800 pessoas que freqüentam o restaurante para orientar a população sobre a importância da alimentação saudável.