Salvador

VEREADOR DO PDT SALVADOR QUER INSTITUIR O DIA MUNDIAL DO BUDISMO

Vide
| 07/11/2008 às 20:18
Odiosvaldo Vigas entende que chegou a hora do budismo (Foto/Div)
Foto:
 Segundo dados da Sociedade Budista do Brasil, o Budismo está despertando um interesse cada vez maior na sociedade brasileira e conquistando um número cada vez maior de adeptos. Baseando-se em princípios como "generosidade, amor-bondade e compaixão", comuns a todas as tradições budistas, o Budismo visa a uma atuação que responda às necessidades e problemas da sociedade, através do estabelecimento de uma cultura de paz.


  Como forma de homenagear e criar mecanismos que colaborem para a consolidação da identidade do Budismo em Salvador, o vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) apresentou, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 228/08, que institui o Dia Municipal do Budismo, em 18 de maio, dia do "nascimento e iluminação" de Sidarta Gautama - Buda.

  A idéia é que a data passe a integrar o Calendário Oficial do Município, com o objetivo de "conscientizar a população do Município de Salvador sobre o que é Budismo e sua filosofia religiosa".


  CULTURA
  BAIANA

Na justificativa, Vigas argumenta que a iniciativa tem a intenção, também, de reforçar um dos traços mais marcantes da cultura popular baiana, o pluralismo religioso. "Esta homenagem significa dar oportunidade para que mais uma forma de expressão religiosa possa atuar cada vez mais integrada à comunidade baiana", pondera.


O vereador observa que o enfrentamento das questões que afligem a raça humana não pode ser atribuído a nenhum grupo específico, e sim a políticas sociais consistentes e engajamento social e político de todos os cidadãos. Ele considera que "a Paz Universal se faz dia-a-dia com iniciativas que transformem concretamente a vida das pessoas numa busca constante, individual e coletiva pela igualdade de direitos, cidadania e solidariedade".


VIOLÊNCIA 

Diante da crescente escalada de violência que atinge a sociedade, diz Odiosvaldo Vigas, é tarefa não só do Poder Público, mas de toda sociedade civil, reagir a este fenômeno social que vem prejudicando a qualidade das relações sociais, consequentemente a qualidade de vida das pessoas. Para o estabelecimento de relações sociais compatíveis com a dignidade humana, ele ressalta a importância das instituições religiosas.


"O Budismo, originário da Índia, é uma religião com intensa diversidade interna de variações étnicas, doutrinárias, filosóficas e rituais. Foi criado por Sidarta Gautama (563? - 483 a.C.?), também conhecido como Buda. Ele é considerado pelos seguidores da religião como sendo um guia espiritual e não um deus. Desta forma, os seguidores podem seguir normalmente outras religiões e não apenas o Budismo", ressalta o vereador na justificativa do projeto.