Salvador

GOVERNO E PREFEITURA DISPUTAM PATERNIDADE PELOS TRENS METRÔ

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| 06/11/2008 às 19:01
Cada trem, ou composição, é composto por 4 vagões (Folo/Ils)
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  Governo do Estado e Prefeitura disputam a paternidade pelos trens do Metrô. O governo anunciou através da Agecom, a sua Agência de Comunicação, a chegada dos equipamentos no Porto de Salvador. A Prefeitura, de sua parte, através da Secom - Secretaria de Comunicação, anunciou também a chegada dos trens e que o prefeito João Henrique vai ao desembarque com secretários.

   Nesses tempos bicudos entre PTxPMDB, pra evitar problemas, publicamos as duas matérias:

  A MATÉRIA DO
  GOVERNO DO ESTADO
 
Os três primeiros trens, com um total de 12 vagões, do metrô de Salvador serão desembarcados nesta sexta-feira (7), no Porto de Salvador.

O Governo do Estado, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), comprou seis trens, que representam um investimento total de R$ 90 milhões (ao câmbio da última terça-feira - 4), financiados pelo Banco do Brasil.


O navio que transporta os trens atraca no Porto de Salvador no final da tarde desta quinta-feira (6). O desembarque dos trens irá acontecer no cais do armazém 7/8, a partir das 9h desta sexta-feira (7). 


Fabricados na Coréia pela empresa Rotem, e fornecidos pela Mitsui & Co Ltda., cada trem é composto por quatro vagões com tração elétrica, carrocerias e estruturas em aço inoxidável. A capacidade de cada um é de 1.250 passageiros e a composição oferece ar condicionado e isolamento acústico.


Em janeiro de 2009, chegam os outros 12 vagões, complementando a contribuição do Estado para o transporte de massa de Salvador.


Como o pátio auxiliar de manutenção do metrô não está concluído, nem os trilhos assentados e com o sistema de energia funcionando, os trens ficarão armazenados em Porto Seco Pirajá, às custas do governo estadual, até a entrega no destino final para a realização dos testes necessários ao funcionamento.



A MATÉRIA DA
PREFEITURA


  Os três primeiros trens do metrô da capital baiana chegaram hoje (6) ao Porto de Salvador, a bordo do navio MV BBC Brazil, provenientes da Coréia do Sul. Os 12 vagões serão desembarcados amanhã, sexta-feira, a partir das 9 horas, no cais do armazém 7/8, com o acompanhamento do prefeito João Henrique Carneiro, de secretários municipais, do vice-governador Edmundo Pereira Santos e comitiva.

  Após o desembarque, os três trens serão transportados para a Estação Aduaneira Interior (EADI), localizada no Porto Seco Pirajá, para o desembaraço da documentação.
O transporte será realizado em duas etapas, na sexta-feira e no sábado. Na sexta, serão transportados seis vagões e no sábado, os outros seis.

Para disciplinar o transporte dentro da cidade, a SET - Superintendência de Engenharia de Tráfego montou uma operação especial para acompanhar a saída das seis carretas com os veículos do Porto de Salvador. Cada carreta tem 27 metros de comprimento, três metros de largura e altura de cinco metros, incluindo a altura dos vagões.


  COMBOIO

  Segundo o superintendente da SET, José Hamilton Bastos, três viaturas e cinco motociclistas do órgão seguirão o comboio de carretas que vai fazer o transporte. A partir da Avenida da França, o comboio contornará o Mercado Modelo, seguirá pelas ruas Miguel Calmon, Frederico Pontes, Calçada, Baixa do Fiscal até o final da Avenida Afrânio Peixoto, no Subúrbio Ferroviário. De lá, já na rodovia estadual BA 528, a Polícia Rodoviária Estadual acompanhará as carretas até o destino final.


  O convênio para a compra dos trens foi celebrado entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, somando um total de R$ 92 milhões. Depois do desembaraço aduaneiro dos trens, o governo estadual, através da Conder, poderá fazer a entrega à Companhia de Transporte de Salvador (CTS), que já preparou a área, no Acesso Norte, na Rótula do Abacaxi, para o armazenamento dos trens até a sua entrada em operação.


  A área para a estocagem dos vagões, inclusive, foi vistoriada em outubro pela empresa Ductor e pelo Consórcio Sondotécnica/Geohidro, que prestam consultoria à Companhia de Transporte do Salvador (CTS), e constataram que o local atende às condições de estocagem e manutenção recomendadas pelo consórcio formado pelas empresas Mitsui (Japão) e Rotem (Coréia do Sul), fabricante dos trens.


  Com a aprovação do local pelas consultorias e em razão da proximidade da chegada dos trens, a CTS enviou um ofício à Conder, na quarta-feira, informando que o local para o armazenamento e estocagem já se encontrava disponível para o recebimento dos vagões.   


  Após a finalização da parte civil da obra, prevista para dezembro, começará a energização dos trilhos, já no início do próximo ano. O primeiro trecho do Metrô de Salvador tem extensão de 6 km, com 1,5 km de via subterrânea, 4,3 km de elevado e 0,2 km em superfície. São duas estações subterrâneas, duas elevadas e uma em superfície.