Governo do Estado e Prefeitura disputam a paternidade pelos trens do Metrô. O governo anunciou através da Agecom, a sua Agência de Comunicação, a chegada dos equipamentos no Porto de Salvador. A Prefeitura, de sua parte, através da Secom - Secretaria de Comunicação, anunciou também a chegada dos trens e que o prefeito João Henrique vai ao desembarque com secretários.
Nesses tempos bicudos entre PTxPMDB, pra evitar problemas, publicamos as duas matérias:
A MATÉRIA DO
GOVERNO DO ESTADO
Os três primeiros trens, com um total de 12 vagões, do metrô de Salvador serão desembarcados nesta sexta-feira (7), no Porto de Salvador.
O Governo do Estado, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), comprou seis trens, que representam um investimento total de R$ 90 milhões (ao câmbio da última terça-feira - 4), financiados pelo Banco do Brasil.
O navio que transporta os trens atraca no Porto de Salvador no final da tarde desta quinta-feira (6). O desembarque dos trens irá acontecer no cais do armazém 7/8, a partir das 9h desta sexta-feira (7).
Fabricados na Coréia pela empresa Rotem, e fornecidos pela Mitsui & Co Ltda., cada trem é composto por quatro vagões com tração elétrica, carrocerias e estruturas em aço inoxidável. A capacidade de cada um é de 1.250 passageiros e a composição oferece ar condicionado e isolamento acústico.
Em janeiro de 2009, chegam os outros 12 vagões, complementando a contribuição do Estado para o transporte de massa de Salvador.
Como o pátio auxiliar de manutenção do metrô não está concluído, nem os trilhos assentados e com o sistema de energia funcionando, os trens ficarão armazenados em Porto Seco Pirajá, às custas do governo estadual, até a entrega no destino final para a realização dos testes necessários ao funcionamento.
A MATÉRIA DA
PREFEITURA
Os três primeiros trens do metrô da capital baiana chegaram hoje (6) ao Porto de Salvador, a bordo do navio MV BBC Brazil, provenientes da Coréia do Sul. Os 12 vagões serão desembarcados amanhã, sexta-feira, a partir das 9 horas, no cais do armazém 7/8, com o acompanhamento do prefeito João Henrique Carneiro, de secretários municipais, do vice-governador Edmundo Pereira Santos e comitiva.
Após o desembarque, os três trens serão transportados para a Estação Aduaneira Interior (EADI), localizada no Porto Seco Pirajá, para o desembaraço da documentação.
O transporte será realizado em duas etapas, na sexta-feira e no sábado. Na sexta, serão transportados seis vagões e no sábado, os outros seis.
Para disciplinar o transporte dentro da cidade, a SET - Superintendência de Engenharia de Tráfego montou uma operação especial para acompanhar a saída das seis carretas com os veículos do Porto de Salvador. Cada carreta tem 27 metros de comprimento, três metros de largura e altura de cinco metros, incluindo a altura dos vagões.
COMBOIO
Segundo o superintendente da SET, José Hamilton Bastos, três viaturas e cinco motociclistas do órgão seguirão o comboio de carretas que vai fazer o transporte. A partir da Avenida da França, o comboio contornará o Mercado Modelo, seguirá pelas ruas Miguel Calmon, Frederico Pontes, Calçada, Baixa do Fiscal até o final da Avenida Afrânio Peixoto, no Subúrbio Ferroviário. De lá, já na rodovia estadual BA 528, a Polícia Rodoviária Estadual acompanhará as carretas até o destino final.
O convênio para a compra dos trens foi celebrado entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, somando um total de R$ 92 milhões. Depois do desembaraço aduaneiro dos trens, o governo estadual, através da Conder, poderá fazer a entrega à Companhia de Transporte de Salvador (CTS), que já preparou a área, no Acesso Norte, na Rótula do Abacaxi, para o armazenamento dos trens até a sua entrada em operação.
A área para a estocagem dos vagões, inclusive, foi vistoriada em outubro pela empresa Ductor e pelo Consórcio Sondotécnica/Geohidro, que prestam consultoria à Companhia de Transporte do Salvador (CTS), e constataram que o local atende às condições de estocagem e manutenção recomendadas pelo consórcio formado pelas empresas Mitsui (Japão) e Rotem (Coréia do Sul), fabricante dos trens.
Com a aprovação do local pelas consultorias e em razão da proximidade da chegada dos trens, a CTS enviou um ofício à Conder, na quarta-feira, informando que o local para o armazenamento e estocagem já se encontrava disponível para o recebimento dos vagões.
Após a finalização da parte civil da obra, prevista para dezembro, começará a energização dos trilhos, já no início do próximo ano. O primeiro trecho do Metrô de Salvador tem extensão de 6 km, com 1,5 km de via subterrânea, 4,3 km de elevado e 0,2 km em superfície. São duas estações subterrâneas, duas elevadas e uma em superfície.