Salvador

259 MICROÔNIBUS JÁ CIRCULAM EM SALVADOR COM O SALVADOR CARD

Vide
| 06/11/2008 às 15:18
A população de Salvador foi a principal beneficiada com a bilhetagem eletrônica implantada no Sistema de Transporte Especial Complementar (STEC) de Salvador, concluída na semana passada.

Os usuários do passe livre agora podem utilizar o transporte complementar, o que não era possível até a implantação do validador nos microônibus. Antes, o transporte complementar só funcionava com dinheiro o que limitava o número de usuários. A bilhetagem está possibilitando a ampliação da mobilidade dos usuários do transporte público de Salvador.

Ao todo, estão circulando 259 microônibus, que já utilizam o Salvador Card nas suas diversas modalidades - bilhete avulso, vale transporte eletrônico (VTE), meia-passagem escolar e passe gratuito.
salvadorcard0001Bilhetagem eletrônica
A bilhetagem eletrônica consiste na substituição dos meios de pagamento tradicionais (dinheiro, vale-transporte em papel) por meios eletrônicos de pagamento para o transporte de passageiros. O registro da passagem é feito pelos equipamentos eletrônicos, chamados validadores, instalados nos ônibus e terminais de embarque para fazer o controle do pagamento de passagens.

Nos sistemas de bilhetagem eletrônica modernos, os passageiros pagam as passagens utilizando cartões inteligentes - os smart cards. Quando o usuário adquire passagens, o valor pago é gravado no cartão. Ao utilizar o cartão no ônibus, este valor é alterado no próprio cartão, sendo deduzido o valor da passagem. Os dados de todas as transações são gravados nos mais de 2.400 validadores instalados nos ônibus. Salvador foi a primeira capital brasileira a iniciar o projeto de bilhetagem eletrônica.