Salvador

JOÃO RECEBE COMENDA GRÃ-CRUZ DA ORDEM DO INFANTE DOM HENRIQUE

Vide
| 28/10/2008 às 21:11
  O prefeito João Henrique e o secretário Municipal de Relações Internacionais vão receber a Comenda Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique, concedida pelo Presidente da República Portuguesa, em reconhecimento à contribuição dada pela Prefeitura de Salvador para o fortalecimento das relações entre Brasil e Portugal.


  A condecoração será entregue pelo Embaixador da Corte Portuguesa Francisco Seixas da Costa, amanhã (29), às 11h30, no Palácio Thomé de Souza.


 A Comenda Grã-Cruz da Ordem Dom Henrique é uma ordem honorífica portuguesa que visa distinguir o apoio à expansão da cultura, história e valores de Portugal.


D. João VI


Para marcar as comemorações dos 200 anos da vinda da família Real Portuguesa a Salvador será inaugurado, também amanhã, logo após o evento na Prefeitura, um busto do Rei D. João VI, no Jardim da Aclamação. Na mesma praça está o Obelisco comemorativo ao centenário da efeméride.


As relações luso-brasileiras, fixadas pelo trabalho da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SECRI), fortalecem os organismos internacionais por meio do acesso destes à capital baiana.


O crescimento das trocas comerciais entre os dois países tem aumentado em média 20%, desde 2003. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística, que revelam ainda a internacionalização de fontes de financiamento entre Brasil e Portugal, destacando investimentos nas áreas de construção, aviação, siderurgia, finanças e software.