Na oportunidade, o governador Jacques Wagner pediu paciência a juventude baiana em relação a criação da Secretaria Estadual de Juventude, prevista na chamada PEC da Juventude também sugerida pelo deputado estadual Yulo Oiticica (PT) no legislativo estadual.
"É claro que estamos felizes e reconhecemos o esforço do governador de incentivar a realização das conferências territoriais e criar o Conselho Estadual da Juventude. Mas, a juventude quer mais e vai ajudar Wagner a criar um órgão de juventude que corresponda aos anseios do segmento juvenil", defendeu Yulo.
80 MIL JOVENS
Focado em educação e qualificação profissional, o programa "Trilha" vai atender 80 mil jovens de 107 municípios baianos até 2010, com intervenções em ensino profissionalizante e cursos técnicos que consideram o desenvolvimento econômico e social de cada território de identidade do Estado. "Cerca de R$ 90 milhões de reais serão destinados para formação desses jovens, o que torna o "Trilha", o maior programa estadual de juventude do país", ressaltou Yulo.
As matrículas serão abertas no final deste ano e contemplam jovens sem emprego formal e de famílias cadastradas no programa Bolsa Família do governo federal. Jovens negros e do sexo feminino terão prioridade de participação no programa que vai ser coordenado pela Secretaria de Educação (SEC) em parceria com outras cinco secretarias do Estado
SEMANA DA
CIÊNCIA
Os olhares de estudantes concentrados nas explicações e projetos mostrados por pesquisadores da Fiocruz/BA e integrantes da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estão chamando a atenção dos participantes da 4ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.
O evento acontece simultaneamente até sexta-feira (24) em Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Jequié, Ilhéus e Vitória da Conquista. Somente na capital, 40 mil estudantes da alfabetização ao terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e particulares devem participar da programação.
No Colégio Central, no bairro de Nazaré, em Salvador, centenas de alunos de escolas públicas participam até amanhã (22) de palestras, apresentações musicais, teatro e aulas práticas ao ar livre.