O Governo do Estado, através da Secretaria da Administração (Saeb), publica no Diário Oficial do Estado, deste fim de semana, veiculado nesta segundaeira (20), o edital para as inscrições do Concurso Público para Seleção de Candidatos ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar.
O certame prevê o provimento de 3,2 mil vagas para o cargo de Soldado da Polícia Militar, sendo 2.8 mil para o quadro de Praças Policiais Militares (QPPM) e 400 para o Quadro de Praças Bombeiros Militares (QPBM). No momento, existe um efetivo de 3,2 mil policiais militares que está findando o curso de formação para se integrar à corporação.
Com o processo seletivo que será anunciado, o Governo do Estado dá continuidade à recomposição do efetivo da Polícia Militar, iniciado por esta gestão. Dados da Polícia Militar indicam que nos últimos dez anos a corporação registrou perda de cerca de sete mil homens em decorrência de aposentadorias, exclusões e licenças.
PREVISÃO PARA 2010
Até o segundo semestre de 2010, quando estará terminado o período de formação dos policiais aprovados no novo processo seletivo, o quadro da Polícia Militar deverá contar com, aproximadamente, 6,4 mil novos homens, diminuído a defasagem acumulada. Atualmente, a PM conta um efetivo de 26,8 mil profissionais, entre praças e oficiais. A intenção do Governo é, até 2010, ampliar este total para 36 mil policiais.