Salvador

CÂMARA PROMOVE SESSÃO ESPECIAL PELOS 25 ANOS DA CASA VIA MAGIA

Vide
| 12/10/2008 às 21:22
  Por iniciativa da vereadora Olívia Santana (PC do B), realizará em breve uma sessão especial para marcar a passagem dos 25 anos da Casa Via Magia, núcleo de ensino criado com a missão de promover a cooperação cultural e o desenvolvimento comunitário, através do estímulo à educação, cultura e da pesquisa pedagógica sistemática, com vistas a contribuir para o autoconhecimento e formas de expressão individual, assim como para a integração comunitária.


  Fundada pelo baiano Ruy Cezar Costa Silva, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), do Sindicato dos Artistas da Bahia, da Rede Latino-americana de Promotores de Arte Contemporânea, da Rede Brasil de Promotores Culturais e da Rede Cultural do Mercosul, a Casa Via Magia é um espaço de arte-educação. Desde 1999 promove o Mercado Cultural, evento que agita o meio cultural baiano. A sessão será realizada no Plenário Cosme de Farias.


  Fundamentada nos princípios de interação, cooperação, ética, solidariedade e crítica construtiva, a Casa Via Magia incorporou como marca distintiva a grande paixão pelas artes, pela educação e pela transformação social. Por ser diferenciada, tornou-se uma instituição-referência em à arte-educação na Bahia. Atualmente, esse conceito desfruta de validação também em esfera nacional e internacional.


  A escola busca o desenvolvimento da criança e sua construção de noções e não apenas o assimilar do conhecimento social acumulado. Entendem os seus educadores que o importante é a criança desenvolver um conhecimento abrangente, crítico, inter-relacionado e significativo, que aprenda a conviver, partilhar problemas e buscar respostas, a fazer relação do aprendizado com sua vida e não apenas associá-lo a conteúdos meramente escolares e sem sentido. Os livros paradidáticos construídos pelas crianças, o estudo interdisciplinar, os jogos corporais e de regra e o convívio aberto de momentos livres têm um papel fundamental nessa metodologia.

 

Projetos

 

Já o Instituto Cultural Casa Via Magia dá suporte a diversos projetos da Casa Via Magia, tais como o Fórum Cultural Mundial e o Mercado Cultural. Existem diversos projetos desenvolvidos pelo Instituto que envolvem cultura, turismo e desenvolvimento, visando, sobretudo, o fortalecimento da diversidade cultural de bairros, cidades, estados e regiões Brasil a fora. O Instituto trabalha também com o desenvolvimento de redes e promoção de mercados culturais, entre outras atividades.


O trabalho está fundamentado numa triangulação de interfaces: corpo, convívio e linguagem. Isso significa apontar sempre para a relação entre cada um e cada grupo, entre pensamento e sentimento, entre arte e ciência. Trata-se de uma visão sistêmica orientada por uma filosofia de educação aberta a processos de transformação e crescimento, tanto para os educandos quanto para os educadores.

 

Diálogo com a comunidade

 

O Instituto Cultural Casa Via Magia, em parceria com o Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, desenvolve o Projeto Ubuntu na Federação. A iniciativa visa estabelecer um diálogo com a comunidade fomentada pelo convívio, conhecimentos e práticas da Casa Via Magia, situada no bairro da Federação.


O termo banto Ubuntu quer dizer "humanidade" e é amplamente utilizado para enfatizar a noção de responsabilidade coletiva. O projeto busca estreitar os laços da Casa Via Magia com a comunidade da Federação, bairro no qual está inserida.

Esta interlocução permanente vem sendo potencializada através da inclusão de jovens do bairro nas atividades desenvolvidas pelo Instituto. Nesse sentido, estão sendo realizadas oficinas de Artes Integradas, Gestão Comunitária, Iluminotécnica, Planejamento de Produção, Produção de Conteúdo e Webdesign. Através de projetos como o Mercado Cultural e o Fórum Cultural Mundial, o Ubuntu na Federação é articula o bairro com o Brasil e outras regiões do planeta.