Salvador

CRISTINA ARAGÓN RECEBE COMENDA MARIA QUITÉRIA POR SUA ATUAÇÃO NA SET

Vide
| 29/09/2008 às 17:04

  Pelas ações à frente da Superintendência de Engenharia de Trânsito (SET), defendendo uma educação continuada dos motoristas, ao invés de penalidades, a arquiteta Cristina Lúcia Bezerra Aragón foi homenageada pela Câmara com a Comenda Maria Quitéria.

  A solenidade, realizada na manhã de segunda-feira, dia 29, no Plenário Cosme de Farias, foi dirigida pelo vereador Celso Cotrim (PSB), autor da resolução que possibilitou a homenagem.


  O empenho do ex-vereador Wanete Carvalho para que Cristina Aragón fosse condecorada pela Câmara, a forma como a resolução foi aprovada pelos demais vereadores, por unanimidade, e os serviços prestados por ela, para tornar Salvador uma cidade melhor, foram destacados pelo vereador Cotrim.


  Já o presidente da Comissão de Transporte da Câmara, vereador Jorge Jambeiro (PSDB), observou que Cristina conseguiu implantar no trânsito de Salvador a palavra educação, deixando a sua marca à frente da SET. Comparou a homenageada à Maria Quitéria, enaltecendo em ambas a virtude de guerreira. Fez também a distinção entre Medalha e Comenda, observando que a primeira honraria entregue aos homens e a segunda às mulheres.

 

Emoção

 

O prestígio de Cristina Aragón pôde ser conferido quando a homenageada foi aplaudida de pé por amigos, colegas de trabalho e parentes, ao ser conduzida até a Mesa de Trabalho pelo vereador Jorge Jambeiro e pela filha Camila Aragón.


A Comenda foi entregue pela filha Camila Aragón, pela tia Nilde Maciel Trece e por Nilton Bezerra Filho, também parente. Após a condecoração, do púlpito, Cristina falou da emoção em receber a honraria, destacando o empenho dos vereadores Wanete Carvalho e Celso Cotrim.


Fez breve resumo da vida de Maria Quitéria, ressaltando a responsabilidade de "receber uma Comenda em nome de tão importante exemplo de uma mulher guerreira, cujas idéias e ações estavam à frente do seu tempo". Sobre si, falou da infância na Escola Ana Nery, a ida para o Colégio Severino Vieira e as lembras dos mestres que se preocupavam com o conhecimento e com os valores éticos.

 

Educação no trânsito

 

Contou que "uma bolsa no curso pré-vestibular de matemática, concedida pelo professor Otamar Marques, foi decisiva para o ingresso na Faculdade de Arquitetura da Ufba, no vestibular único de 1971". Lembrou que foi estagiária do Detran, aprendendo sobre trânsito com os arquitetos Ernane Santos, Armando Branco e Oscar Melo. Os dois primeiros marcaram presença na sessão e integraram a Mesa de Trabalho.


Destacou suas atuações profissionais, atuando inicialmente no Escritório Técnico de Transportes, depois na Renurb, na Caraíba Metais, na Sutran e, por fim, na SET. Lembrou que, juntamente com Oscar, trabalhou na equipe que preparou a cidade para o encontro Ibero Americano.


Sobre a implantação de uma política de educação para o trânsito, destacou a formação dos professores e a reciclagem de motoristas de ônibus. Frisou a redução dos acidentes com morte no trânsito em Salvador, em 2006, quando esteve à frente da Superintendência de Trânsito. Encerrou sua fala destacando reflexões do Dalai Lama, como a que alerta para o abrir dos olhos para as próprias imperfeições.


A sessão foi assistida por alunos dos colégios Marcílio Dias e João Batista Caribé, ambos de São Tomé de Paripe. Também fez parte da Mesa de Trabalho Eládio Gomes, Juliana Melo e Raimundo Paiva.