Salvador

400 FORNECEDORES VÃO RECEBER INFORMAÇÕES DE COMO VENDER P/ ESTADO

Vide
| 16/09/2008 às 16:18
Cerca de 400 empresários baianos vão conhecer, nessa sexta-feira

(19), detalhes do processo de compras públicas realizadas no âmbito da

administração estadual. Promovido pela Secretaria da Administração

(Saeb), o "Encontro com Fornecedores do Governo do Estado da Bahia" vai

municiar o empresariado de informações referentes a processos

licitatórios, contribuindo para a promoção de compras públicas mais

ágeis, transparentes e concorridas. O evento acontece no Hotel Pestana

(Rio Vermelho), das 8h às 18h.


O secretário da Administração, Manoel Vitório, fará a abertura do

encontro com a exposição "Poder de Compras do Estado". Vitório destaca

que as compras públicas movimentam um montante de R$ 120 bilhões anuais,

considerando as compras realizadas em âmbito municipal, estadual e

federal. "Esta é uma oportunidade para o empresariado local conhecer

melhor os mecanismos de compras governamentais, ampliando e qualificando

sua participação nesse processo", explica o secretário.


No turno da manhã estão programadas, ainda, palestras de

representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Banco do Brasil,

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Serviço Brasileiro de Apoio às

Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entre os temas a serem abordados

estão licitações e noções de contratos; atrativos para fornecedores do

Estado e linhas de crédito; proteção e recuperação de cadastro positivo;

e oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas.


À tarde, os participantes poderão assistir a painéis expositivos,

cujas temáticas estão distribuídas da seguinte forma: "Pregão Presencial

e Eletrônico"; "Qualificação de Fornecedores"; "Compras e Oportunidades

para as Micro e Pequenas Empresas: A decisão de Vender para o Estado",

"Apoio à Concessão e Recuperação de Crédito" e "Linhas de Crédito". No

momento da inscrição, os empresários poderão optar por uma ou mais

oficinas.


Durante o encontro, a Coordenação Central de Licitações da Saeb

também disponibilizará o guia "Como Vender para o Governo da Bahia", um

manual prático que mostra o passo-a-passo adotado pelos fornecedores nas

negociações com o Estado. A publicação esclarece dúvidas gerais sobre o

processo de licitação, cita a legislação básica sobre o assunto e lista a

documentação necessária para participar dos processos, além de mostrar os

termos mais comuns nesse tipo de seleção.


Devido à demanda intensa por inscrições, a Saeb já planeja a

realização de uma nova edição do "Encontro com Fornecedores do Governo do

Estado da Bahia" para o primeiro semestre de 2009.