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Cerca de 400 empresários baianos vão conhecer, nessa sexta-feira
(19), detalhes do processo de compras públicas realizadas no âmbito da
administração estadual. Promovido pela Secretaria da Administração
(Saeb), o "Encontro com Fornecedores do Governo do Estado da Bahia" vai
municiar o empresariado de informações referentes a processos
licitatórios, contribuindo para a promoção de compras públicas mais
ágeis, transparentes e concorridas. O evento acontece no Hotel Pestana
(Rio Vermelho), das 8h às 18h.
O secretário da Administração, Manoel Vitório, fará a abertura do
encontro com a exposição "Poder de Compras do Estado". Vitório destaca
que as compras públicas movimentam um montante de R$ 120 bilhões anuais,
considerando as compras realizadas em âmbito municipal, estadual e
federal. "Esta é uma oportunidade para o empresariado local conhecer
melhor os mecanismos de compras governamentais, ampliando e qualificando
sua participação nesse processo", explica o secretário.
No turno da manhã estão programadas, ainda, palestras de
representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Banco do Brasil,
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Serviço Brasileiro de Apoio às
Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entre os temas a serem abordados
estão licitações e noções de contratos; atrativos para fornecedores do
Estado e linhas de crédito; proteção e recuperação de cadastro positivo;
e oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas.
À tarde, os participantes poderão assistir a painéis expositivos,
cujas temáticas estão distribuídas da seguinte forma: "Pregão Presencial
e Eletrônico"; "Qualificação de Fornecedores"; "Compras e Oportunidades
para as Micro e Pequenas Empresas: A decisão de Vender para o Estado",
"Apoio à Concessão e Recuperação de Crédito" e "Linhas de Crédito". No
momento da inscrição, os empresários poderão optar por uma ou mais
oficinas.
Durante o encontro, a Coordenação Central de Licitações da Saeb
também disponibilizará o guia "Como Vender para o Governo da Bahia", um
manual prático que mostra o passo-a-passo adotado pelos fornecedores nas
negociações com o Estado. A publicação esclarece dúvidas gerais sobre o
processo de licitação, cita a legislação básica sobre o assunto e lista a
documentação necessária para participar dos processos, além de mostrar os
termos mais comuns nesse tipo de seleção.
Devido à demanda intensa por inscrições, a Saeb já planeja a
realização de uma nova edição do "Encontro com Fornecedores do Governo do
Estado da Bahia" para o primeiro semestre de 2009.