Falecido recentemente, no dia 23 de agosto, Maneca Tanajura foi presidente do Esporte Clube Vitória e do Conselho Deliberativo do clube. "Ele foi um dos maiores e mais importantes dirigentes da equipe, tendo prestado relevantes serviços ao Esporte Clube Vitória", destacou o vereador em sua justificativa.
Maneca Tanajura era filho de Manoel Pontes Tanajura e de Maria Tanajura. Aprendeu dentro de casa que o amor ao clube é fundamental para as grandes conquistas, herdando do pai a paixão equilibrada, buscando, segundo Silvoney, "diálogo e união para o Esporte Clube Vitória".
Em vida, recebeu a Comenda Arthêmio Valente, por ocasião das comemorações dos 109 anos de fundação do clube, uma honraria concedida aos torcedores rubro-negros mais ilustres. "Por tudo que fez pelo esporte baiano, a homenagem, com o seu nome ficando gravado para sempre numa rua de Salvador, é das mais justas", ressalta o vereador Silvoney Sales.