Salvador

CULTURA LANÇA EDITAL "TÔ NO PELÔ" VISANDO REANIMAR CENTRO HISTÓRICO

Vide
| 11/09/2008 às 12:18
A Secult está organizando uma agenda de eventos para o Pelô (Foto/ Angeluci Figueiredo)
Foto:

  Na próxima terça-feira (16), às 18h, durante solenidade de reabertura do Solar Ferrão, a Secretaria de Cultura do Estado, Márcio Meireles, lançará um conjunto de ações para dinamização das atividades artístico-culturais no Pelourinho, o que inclui o edital Tô no Pelô, o Programa Pelourinho Digital e atrações diferenciadas para a programação do projeto Pelourinho Cultural.


  Também será anunciada a transferência da Secult e da Fundação Cultural do Estado (Funceb) para a região. A divulgação das ações será feita pelo secretário Márcio Meirelles, acompanhado pelo diretor do Ipac, Frederico Mendonça, e a diretora da Funceb, Gisele Nussbaumer.


  Transparência


  Os editais têm sido um dos principais instrumentos da política da nova gestão da cultura na Bahia, que busca transparência e democratização dos recursos, reivindicação antiga de artistas e produtores baianos.


  Utilizando este mecanismo, a Secult vem ampliando o número de investimentos e o volume dos recursos para apoio à criação, produção, formação, pesquisa e difusão da cultura em todo o Estado.


  Com a idéia de proporcionar uma maior ocupação artístico-cultural do Pelourinho, a secretaria aplica a experiência dos editais no Centro Histórico, com o objetivo de estimular projetos culturais na região.


  O edital Tô no Pelô selecionará projetos para apresentações regulares e de temporadas de shows e espetáculos nos largos do Pelourinho, abrindo espaço para música, dança, teatro, cultura popular e arte urbana, além de intervenções de artes visuais e atividades que promovam a cidadania, a educação e a inclusão social por meio da cultura.

  
  PROGRAMAÇÃO
  AMPLIADA

 A partir do edital, a programação do projeto Pelourinho Cultural, responsável pela grade artística, será ampliada e diversificada, ao mesmo tempo em que se integra à política de seleção pública de projetos adotada pela secretaria.

Pelourinho Digital


  A Secult investe também no Programa Pelourinho Digital, que tem por objetivo promover o desenvolvimento social e a inclusão digital da população do Centro Antigo.

Sob coordenação da Funceb, o programa reúne a criação do Portal do Pelourinho, que irá aglutinar informações sobre cultura, serviços, turismo, entre outras, implantação de redes de comunicação sem fio gratuitas e cursos de capacitação em informática para moradores e freqüentadores da região.


 Com estas ações, pretende ainda potencializar a reconhecida característica da região como um espaço globalizado, freqüentado por públicos diferenciados que se comunicam com o mundo.