Salvador

GUARDA MUNICIPAL INCORPORA MAIS 60 VEICULOS À SUA FROTA NA VIGILÂNCIA

Vide
| 03/09/2008 às 19:13
 

Nesta quarta-feira, dia 3, a Guarda Municipal do Salvador (GMS), instituída pela Prefeitura, neste ano de 2008, recebeu 30 automóveis e 30 motocicletas, a partir do convênio firmado com a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET).

Com os novos equipamentos, a guarda reforça a sua frota, somando o total de 50 automóveis e 50 motocicletas necessárias para a ronda nos bairros e no centro da capital. Ainda, os agentes da guarda passam a apoiar a SET em suas ações de organização e fiscalização do trânsito, a exemplo da operação Lei Seca.


Atualmente, 200 agentes da GMS estão atuando nas ruas do Salvador junto à proteção do patrimônio público e do cidadão, contribuindo com o trabalho da Polícia Militar, e 400 estão concluindo o curso de formação. A Prefeitura Municipal delimitou um esquema de ação, considerando o horário de fluxo e a utilidade dos espaços públicos.

Em locais como as estações de transbordo, a Praça da Piedade, a Ladeira de São Bento, a Praça Municipal, a Calçada, o Pelourinho, o Dique do Tororó e o Campo Grande os agentes que atuam a pé se revezam entre os períodos das 8 às 16 e das 12 às 20 horas.


RONDA

Já a equipe que atua com os automóveis faz a ronda das 8 às 20 horas nos bairros do Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Boca do Rio, Itapuã, Calçada, Baixa do Fiscal, Plataforma, Paripe e no centro da cidade, do Pelourinho ao Campo Grande. O grupo que atua com motocicletas também faz a ronda no período das 8 às 20 horas na Avenida Luís Viana Filho (Paralela), na Orla, entre o Porto da Barra e a Pituba, no Comércio, na Baixa do Fiscal, no Dique do Tororó e também entre o Pelourinho e o Campo Grande, local que tem grande fluxo de soteropolitanos e de turistas.


Nos locais onde há práticas de caminhadas e cooper, como na orla dos bairros da Barra, Ondina, Boca do Rio, Jaguaribe e Itapuã, homens da GMS atuam de bicicletas, no período das 7 às 13 horas. Ainda, o serviço de segurança pública da Prefeitura Municipal possui uma equipe preparada para agir com cães quando solicitado pelos agentes dos outros grupamentos ou em locais onde há um grande índice de criminalidade. Essa escala de atuação possibilita que a PM desloque seu efetivo para locais onde há uma malha criminal mais intensa.