Vide
Engenheiro José Hamilton Bastos assume a direção da SET e fala em melhorias (Foto/Secom)
Foto:
"Meu objetivo principal é contribuir para que o projeto do prefeito João Henrique de modernização e reestruturação da SET seja implantado de forma dinâmica, com foco na transparência total e melhor relacionamento com o usuário dos nossos serviços". A afirmação foi feita, ontem, pelo novo titular da Superintendência de Engenhara e Tráfego, José Hamilton Bastos.
Ele destacou a necessidade da SET recuperar a sua função original, ou seja, a da educação. "Eu tenho certeza de que a aplicação de multas nunca foi um objetivo. A meta é a educação, a conscientização de que com um trânsito mais humano seremos muito mais felizes", comentou.
Engenheiro mecânico, formado pela Universidade Federal da Bahia, José Hamilton Bastos, 61 anos, elogiou o trabalho que a SET protagonizou resultando na redução do número de vítimas fatais por atropelo em 25,85% e no índice de vítimas fatais por cada 10 mil veículos que caiu 25,81% nos últimos anos. "É a vitória da vida", afirmou, destacando que não poupará esforços no sentido de continuar reduzindo estes números, citando, novamente, a importância de campanhas educativas.
O novo superintendente estava ocupando a função de diretor de obras da Companhia de Transporte de Salvador (CTS), responsável pelo metrô. Ele já foi secretário de infra-estrutura, superintendente da Surcap, diretor da Companhia de Navegação Bahiana e da Coelba, presidente do Clube de Engenharia e do CREA e recentemente foi secretário de recursos hídricos do Estado de Alagoas.
AS NOVAS MEDIDAS
- Disponibilizar na internet consulta sobre andamento dos recursos contra as multas;
- Organização de mutirão de julgamentos, através das Comissão de Defesa;
- Instituir coordenador das Juntas Administrativa de Recurso de Infração (Jari's), com a função de unificar os procedimentos e os entendimentos decisórios, bem como fiscalizar a produtividade das juntas;
- Distribuição de recursos recebidos através de sorteio por computador;
- Criação de seis novas comissões para analisar, em caráter de urgência, o mérito de 16.997 recursos em tramitação;
- Incremento e implantação de sinalização horizontal dando maior visibilidade aos fotossensores;
- Divulgação ao público de locais com maior incidência de infrações;
- Elaborar cartilha informativa com os direitos do motorista nos procedimentos de defesa da aplicação das penalidades.