Salvador

UFBA ABRE POSTO ATENDIMENTO NO IGUATEMI PARA QUEM VAI FAZER VESTIBULAR

Vide
| 27/08/2008 às 14:02
Dúvidas sobre vestibular da UFBA/2009, a partir de sexta-feira no Iguatemi (F/Arq)
Foto:
  A Universidade Federal da Bahia coloca em funcionamento a partir desta sexta-feira, dia 29 de agosto, no Shopping Iguatemi, um posto de atendimento para prestar informações e esclarecer dúvidas dos estudantes que pretendem se inscrever no próximo vestibular da instituição.

O principal foco do posto, que funcionará no horário do shopping (diariamente, das 9h às 22h), são as mudanças propostas pelo projeto UFBa - Universidade Nova, com destaque para 26 novos cursos e a opção pelo Bacharelado Interdisciplinar (BI), a ser iniciado em 2009, com três anos de duração. No posto, os estudantes e interessados poderão obter ainda uma cartilha, a ser distribuída sobre o tema.


Criados para atender às demandas atuais e futuras da sociedade, voltados para a formação integral do estudante, os cursos do Bacharelado Interdisciplinar (BI) serão voltados para quatro grandes áreas do conhecimento: Humanidades, Artes, Tecnologias/ Ciências, e Saúde.  O BI e os 26 novos cursos de graduação propostos pela UFBa, a maioria com turmas noturnas,  vão ampliar em mais de 50% o número de vagas na universidade. No total, o vestibular 2009 vai oferecer 6,5 mil vagas para 99 cursos nas diversas áreas.


INTEGRA EXPO

O posto de atendimento que funcionará no Shopping Iguatemi integra a exposição "Patrimônio Cultural do Brasil - UFBA/ A Universidade Nova", que tem abertura oficial nesta sexta-feira, dia 29 de agosto, às 16 horas, em duas praças do shopping (Dorival Caymmi e Dodô e Osmar), com apresentações do Grupo de Dança Contemporânea, do Trio de Helena Rodrigues e do Grupo de Percussão da Orquestra Sinfônica da UFBA. Tanto a exposição como o posto de atendimento ficarão abertos ao público até o dia 7 de setembro, das 9 às 22h.


Patrocinada pela Construtora Odebrecht, a exposição é uma homenagem aos 200 anos da Universidade Federal da Bahia, cuja história começa com a instalação, por D. João VI, da Escola de Cirurgia da Bahia, no Terreiro de Jesus. Um dos destaques da mostra, composta de fotografias e painéis informativos, é o período de formalização da UFBa, em 1950, quando assume o  reitor Edgard Santos. Seu reitorado, de 15 anos, é considerado o período de grande florescimento nas áreas de Artes, Letras,

Humanidades e de Saúde, responsável pelo alicerce de uma universidade independente e integrada. No período atual, a exposição destaca o projeto UFBA Universidade Nova, que propõe uma reforma ampla na estrutura curricular da instituição, com vistas ao futuro e condizente com os modelos adotados nos mais desenvolvidos países do mundo.