Salvador

DETRAN MELHORA ATENDIMENTO AO PÚBLICO NA VISTORIA DE VEÍCULOS

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| 27/08/2008 às 09:17
 

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) alterou o método de atendimento ao público para emissão de habilitação e vistoria de veículos.

O objetivo é reduzir o tempo gasto pelo cidadão para a obtenção dos serviços. O Detran recebe, diariamente, cerca de 1,5 mil usuários.

Com a nova sistemática implementada pela Secretaria da Administração (Saeb) as mudanças já resultam na redução do tempo médio para vistoria de 30 para 17 minutos.
No mesmo setor, a capacidade de atendimento passou de 300 para 500 usuários por dia. Já na área de habilitação de condutores, a espera para abertura de serviço e pagamento de taxa foi reduzida de 40 para 25 minutos. 


SISTEMA DE SENHAS

As mudanças incluem reformas estruturais e reforço no quadro funcional. Dentre as novidades, destacam-se a adoção exclusiva do sistema de senhas e a implementação de auxílio personalizado através de agentes volantes responsáveis por fazer uma triagem prévia de documentações, esclarecer dúvidas e realizar encaminhamentos.

A nova sistemática de atendimento do Detran integra o Programa Você Cidadão do Governo do Estado, que tem como objetivo modernizar e tornar mais inclusivo o atendimento ao público em toda a administração pública estadual.


 "Esses funcionários estão identificados por coletes do tipo ‘Posso Ajudar?' e vão evitar que os usuários percam tempo com documentação incompleta ou ao dirigir-se ao setor errado, por exemplo", detalha o diretor do Detran Carlos Brandão. O diretor lembra que, antes das alterações, era comum o cidadão enfrentar filas e constatar, já no balcão de atendimento, a ausência de documentação, "o que significava perda de tempo e gerava irritação", comenta.


Os agentes volantes também estão preparados para prestar informações sobre novas resoluções e portarias do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

REFORMAS

Com relação à infra-estrutura, foram promovidas reformas para tornar o atendimento mais cômodo. O órgão reformou assentos, que agora contam com recostos, disponibilizou máquinas copiadoras próximas aos locais de atendimento, facilitando o fluxo dos usuários, além de investir em um novo projeto de iluminação e climatização.


No aspecto visual, deu-se a mudança do mobiliário, com a substituição dos balcões por mesas. Agora, atendentes e usuários ficam no mesmo nível, facilitando o diálogo e garantindo a privacidade do atendimento. Foram instalados, ainda, novos murais informativos para a orientação do usuário, disciplinando a afixação de cartazes e panfletos. Os acessos aos atendimentos e estacionamentos também ganharam nova sinalização vertical e horizontal.
 

Na área de vistoria veicular foi instalada uma série de toldos, além de um estande climatizado estrategicamente montado próximo às baias de atendimento, que agilizará a emissão de documentos. Nesse setor, o novo fardamento dos vistoriadores do Detran facilitou a identificação destes profissionais que, antes, eram confundidos com despachantes credenciados.


As mudanças do Detran não se limitaram ao prédio sede do órgão. Quatro postos SAC já contam com salas especiais para realização da prova eletrônica de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Segundo o diretor-geral do Detran-BA, Roberto Brandão, as ações primam pela agilidade dos serviços, baseada na descentralização do atendimento e na capacitação de pessoal. "Sugestões e queixas encaminhadas pela população à ouvidoria colaboraram para o trabalho de remodelagem do atendimento.
 
Estamos sempre abertos às sugestões dos cidadãos, que podem indicar pontos de melhoria", convida. Contatos com a ouvidoria do Detran pelos telefones 3116-2324, 3116-2430, 3116-2335, através do e-mail [email protected] ou no endereço www.detran.ba.gov.br.