Salvador

BANDIDOS IMPEDEM IMPLANTAR PONTOS ILUMINAÇÃO NOS BAIRROS DA CAPITAL

Vide
| 27/08/2008 às 13:01
Sesp utiliza combois da PM para fazer trabalho e secretário queixa-se dos prejuizos (F/A)
Foto:
   A Prefeitura de Salvador além de ter que conviver com prejuízos cada vez maiores por conta do vandalismo, onde metros de metros de fios são furtados anualmente - este ano, o valor gasto com manutenção neste sentido ultrapassa a casa dos R$ 150 mil -, enfrenta um novo problema.
 
Técnicos da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) estão sendo impedidos de implantar pontos de iluminação, assim como efetivar a manutenção em alguns bairros de Salvador, a exemplo de Uruguai, Santa Mônica, Massaranduba, Jardim Cruzeiro e Nordeste de Amaralina (Poeirão), devido à insegurança. A saída encontrada é o acesso a essas áreas em comboio e com reforço da Polícia Militar.


De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Fábio Mota, há cerca de três meses a secretaria tentou colocar iluminação no Poeirão e a equipe teve que sair às pressas.
 
"Desde então, os ataques se tornaram constantes. Houve um caso em que atiraram no pneu do carro da Sesp", enfatizou Mota, ressaltando que como secretário está enfrentando um problema 'seríssimo'.


"Visando preservar a vida dos técnicos que realizam o trabalho, todas as solicitações estão sendo acumuladas e solucionadas uma vez por mês, em comboio e acompanhamento policial. Essa foi a maneira encontrada para não deixar a população na mão", disse o titular da pasta, ao sublinhar que a segurança pública é um dever do Estado. 


BANHO DE LUZ

Contudo, Mota garante que o trabalho, mesmo diante de todas as dificuldades, não será inviabilizado. Desde que o programa Banho de Luz foi colocado em prática em 2005 cerca de 60 mil pontos de luz, entre novos e recuperados foram implementados, assim como 11 importantes vias tiveram o sistema luminoso totalmente revitalizados.


"Demos uma cara nova as avenidas Dorival Caimmy, Suburbana, Magalhães Neto, Amaralina, Tancredo Neves, Porto dos Mastros, na Ribeira, Lima e Silva (Liberdade), Antonio Carlos Magalhães, Simon Bolívar (Centro de Convenções), Quarta Avenida, no Centro Administrativa da Bahia e Barros Reis.

As próximas beneficiadas serão as avenidas: Centenário e Oceânica, do trecho que compreende o Porto da Barra ao Clube Espanhol e ainda parte da Otávio Mangabeira, que vai do Largo das Baianas até a Praça Nossa Senhora da Luz. A nossa meta é fazer sempre mais", concluiu.