Satisfeito com o interesse dos líderes comunitários em participar de novos cursos sobre temas de interesse da população, o presidente da Câmara Municipal, vereador Valdenor Cardoso (PTC), anunciou, durante a solenidade de diplomação da segunda turma, que pretende promover, ainda este ano, um seminário sobre Orçamento Participativo para estimular os cidadãos de Salvador a decidir sobre a melhor aplicação dos orçamentos públicos.
Como cada bairro da cidade tem suas necessidades e reivindicações próprias, é importante, afirmam os representantes dos bairros, que a divisão de recursos seja feita com base nos relatórios das comunidades, apresentadas em assembléias abertas, com negociação direta com o governo. O seminário deverá ser realizado após as eleições municipais, e objetiva detalhar para os líderes o que é o Orçamento Participativo e como devem atuar para obter benefícios para suas comunidades.
Aos formandos da segunda turma do programa promovido pela Câmara, Valdenor Cardoso pediu que multipliquem os conhecimentos recebidos para o maior número possível de pessoas de suas comunidades e que sempre que necessário procurem os vereadores, " que são os representantes do povo" para apresentar sugestões de projeto e buscar apoio para agilizar contatos e aprovação de obras por parte da prefeitura.
Para o presidente da Câmara é fundamental que os líderes comunitários se qualifiquem e isso a Câmara faz questão de proporcionar. Mas também é fundamental que sejam perseverantes nas suas reivindicações, tenham paciência quando a solução pretendida demora mais do que o previsto e que jamais desistam de negociar, seja na Câmara seja na Prefeitura.
=======================================================================================================================