Dentro do inquérito civil que visa apurar se a substituição das pedras portuguesas da calçada do Porto da Barra por concreto e granito provocará danos ao patrimônio cultural e histórico da cidade, bem como possíveis danos ao meio ambiente natural em razão da erradicação das árvores no local, será realizada uma audiência pública na próxima segunda-feira, dia 4 de agosto, às 15h, pela promotora de Justiça do Meio Ambiente Hortênsia Gomes Pinho.
Para a audiência, que acontecerá na sede do Ministério Público (Av. Joana Angélica, nº. 1312, Nazaré), estão sendo convidadas pessoas que representaram junto MP, Fundação Mário Leal, Iphan, Conder, Setin, SPJ e os arquitetos que elaboraram o projeto. Segundo Hortênsia, "o Ministério Público está preocupado com a ausência de informação e participação da sociedade civil, bem como com o comprometimento da gestão democrática da cidade, porquanto não houve consulta pública e há grande indignação da população, que se sente violada em sua identidade cultural".
No domingo, 3, a Organização Viva Salvador, à frente Dimitri Ganzelevitch, organiza mais um protesto no Porto da Barra, exatamente pela derrubada das amendoeiras.
a convocação é para que as pessoas compareçam ao local vestidas de luto.
PROVA DOMINGO
No próximo domingo, dia 3, a partir da 14h, os candidatos inscritos no II Concurso Público para Provimento de Cargos do Quadro de Pessoal Permanente do Ministério Público do Estado da Bahia realizarão a prova da seleção. 20.622 pessoas inscreveram-se para concorrer a uma das 127 vagas oferecidas pela Instituição em todo o Estado, e as provas serão aplicadas em 23 instituições de ensino de Salvador. Os candidatos podem conferir onde farão a prova nos sites do Ministério Público (http://www.mp.ba.gov.br/) ou da Fundação Escola Superior do MP (http://www.fesmip.org.br/), que organiza o concurso.
Os candidatos a servidor do MP devem chegar ao local de realização da prova com antecedência de uma hora, portando documento de identificação e cartão informativo de inscrição. A prova terá duração de 4 horas e meia e não será permitida a saída da sala de aula antes de transcorrida uma hora do seu início. De acordo com o edital, o gabarito e as questões da prova estarão disponíveis a partir do segundo dia da aplicação da prova.
O concurso está oferecendo 17 vagas para o cargo de assistente técnico-administrativo em Salvador, sendo uma reservada a candidato portador de deficiência, e 50 para as Promotorias de Justiça do interior do Estado. Para o cargo de motorista, são oferecidas 19 vagas na capital, uma dessas reservada a pessoa com deficiência, e 11 em Promotorias Regionais. Já para o cargo de analista técnico, 28 vagas são para Salvador e duas para Promotorias de Justiça do interior.
Conforme o edital do concurso, o vencimento inicial mensal para os cargos de assistente técnico-administrativo e motorista será R$ 1.515,36 e para analista técnico R$ 2.903,13. Os aprovados na seleção, após a homologação do concurso, serão nomeados por ordem de classificação final, mediante ato do procurador-geral de Justiça Lidivaldo Britto a ser publicado no Diário do Poder Judiciário, e submetidos a uma carga horária semanal de 40 horas. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (71) 3321-1724.