Segundo a titular da Delegacia de Furtos e Roubos, Andrea Oliveira, foi a própria vítima quem denunciou a fraude, depois que passou no local e viu um carro igual e pensou que tivesse sido roubado, mas seu carro estava na garagem. O ex-deputado admitiu que os veículos são dele, mas disse que não sabia que eram clonados. Germano disse que comprou o Croossfox em Itabuna e o Ecosport em Vitória da Conquista.
Através de pesquisa no Infoseg a delegada descobriu que o dono do verdadeiro Ecosport mora em São Paulo e está de posse do veículo. Andrea Oliveira disse que, inicialmente, pensou que seriam dois veículos pokemons (carros financiados e vendidos com parcelas atrasadas que nunca são pagas), porque já descobriu uma quadrilha despejando esses veículos em Ilhéus. Mas a perícia constatou que os carros que estavam com Germano são clonados e estão com documentação adulterada.
A delegada está fazendo a identificação dos veículos para saber onde foram roubados, mas já foi constatada a adulteração da numeração dos vidros, do chassi e a placa foi duplicada. O ex-deputado foi autuado em flagrante por receptação, crime previsto no artigo 180 do Código Penal e está à disposição da Justiça. A pena prevista é de um a quatro anos de reclusão.