Salvador

DEZ DAS 201 NOVAS VIATURAS DA PM FAZEM EXIBIÇÃO NA PITUBA E SE CHOCAM

Vide
| 21/07/2008 às 12:25
O governo do Estado reforçou a Polícia com 201 novas viaturas (Foto/Agecom)
Foto:
   No velho estilo tão criticado pelo PT em tempos idos, o governador Jaques Wagner e o secretário de Segurançca, César Nunes, entregaram na manhã desta segunda-feira, 21, 201 viaturas às Polícias Militar e Civil.
 
  Numa atitude comum em governos da Província, sairam em desfile pelas ruas de Salvador. Resultado: 10 das 201 novas viaturas se envolveram em um acidente de trânsito. Testemunhas informaram que os veículos estavam realizando uma apresentação em alta velocidade na Avenida Manoel Dias da Silva, quando se chocaram. Oito já foram removidos do local e dois aguaradam reboque pois não possuem condições de trafegar sozinhos. 

   Os veículos já estão nas cores azul e branco, novo padrão unificado para as polícias.

No encontro, que aconteceu no Centro de Convenções, também foi anunciada a incorporação de 3,2 mil novos policiais militares e 161 agentes da civil ao efetivo. O governador disse que este incremento é uma resposta à ação dos traficantes e ao crescimento da violência na Bahia.


  Tanto Jaques Wagner quanto César Nunes afirmaram não estar preocupados com este crescimento, mas que, de acordo com informações da inteligências das polícias militar e civil, essa onda de violência ainda seria causada por brigas internas pelo comando do tráfico no estado. Eles descartaram a hipótese de que fosser provocada pela migração de traficantes de outros estados para a Bahia.


  O governador disse que o estado estuda a possibilidade de abrir novo concurso para a Polícia Militar. Com a incorporação dos novos profissionais, o efetivo passa a ser de 31 mil militares, sendo que um estudo na Secretaria de Segurança Pública (SSP) feito em 1993 aponta que, já naquela época, o ideal seria de 43 mil PMs.
 
  Na ocasião, a Bahia tinha os mesmos 31 mil agentes, número que vinha diminuindo ao longo dos anos, por causa das aposentadorias, licença e morte de policias. Jaques Wagner afirmou que agora estaria recompondo o efetivo.