Salvador

POLICIAMENTO RMS GANHA 201VIATURAS E NOVOS SOLDADOS EM DEZEMBRO

Vai ser na segunda feira, 21
| 17/07/2008 às 17:28
Manutenção da frota será por 3 anos. Carro da PM, hoje, na 41ª Cia da Federação. (Foto/BJá)
Foto:
  O governador Jaques Wagner entrega à Secretaria de Segurança Pública 201 novas viaturas (110 Paratis, 230 Blazers, 18 Rangers e 50 motocicletas) nesta segunda-feira (21), às 10h, no Centro de Convenções. As viaturas vão reforçar o policiamento ostensivo na Capital, Região Metropolitana e interior.


  Durante o evento, o governador fará também a entrega da identidade funcional e do distintivo para os primeiros colocados dos 161 policiais (agentes e escrivães) recentemente nomeados e uma palestra para mais de 1.200 soldados, do total de 3.200 que reforçarão o quadro da corporação, que estão em fase de treinamento na Academia da Polícia Militar.


  As novas viaturas foram adquiridas em dezembro do ano passado, através de pregão presencial, com uma modalidade de contrato que garante também a manutenção da frota por três anos, em um investimento de R$ 25 milhões. Nesse modelo de compra não ocorrerá a interrupção da oferta de serviços de Segurança Pública caso algum veículo necessite reparos, pois ele será imediatamente substituído. No final desse período, as viaturas serão incorporadas ao patrimônio do Estado e o contrato de manutenção renovado.


 O novo padrão dos veículos, que irão dispor de moderno sistema de rádio e compartimento prisional, foi escolhido para estar de acordo com o programa de integração das polícias e facilitar operações conjuntas. As motos seguiram a mesma padronização nas cores azul e cinza.


   INTEGRAÇÃO

  O delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo da Silva, avalia com sendo de grande importância o programa de integração, considerando também como muito salutar a padronização das viaturas policiais. "Será uma demonstração de que trabalhamos integrados, que somos uma só polícia, mesmo com viés diferenciados - o ostensivo da PM, o investigativo, da polícia judiciária, que busca elucidar os fatos, e o de polícia científica, do DPT. O que a sociedade quer, realmente, é uma polícia eficiente", concluiu.

Agentes e escrivães designados


  Os 94 agentes e 67 escrivães formados pela Academia da Polícia Civil (Acadepol) e nomeados recentemente serão oficialmente incorporados ao quadro da Polícia Civil pelo governador Jaques Vagner, em solenidade realizada no auditório Iemanjá, no Centro de Convenções, após a entrega das viaturas. Eles concluem treinamento em delegacias e serão designados em definitivo para assumir suas funções.


  A nomeação dos novos policiais vai melhorar o atendimento ao público nas delegacias, devendo também agilizar o trabalho de investigação, considerado um dos setores mais essenciais para o bom desempenho da organização.


  Nomeados em junho deste ano, os novos agentes e escrivães submeteram-se a concurso público, tendo participado do Curso de Formação ministrado pela Acadepol, que acompanhou o treinamento dos novos policiais. "O trabalho de capacitação profissional é fundamental para o desempenho do policial", declarou a diretora da academia, delegada Célia Maria Miranda Costa.


  O curso de formação, que tem caráter eliminatório, começa com as provas objetivas, seguidas de exames médicos, psicológico e psiquiátrico. Após concluírem essas etapas, os candidatos são submetidos a teste de aptidão e esforço físico. Na sala de aula, os futuros policiais recebem noções de Direitos Humanos, Relações Humanas e Interpessoal, além de técnicas específicas de Organização Policial e Investigação Policial. Traz também, em sua grade curricular, noções básicas de Direito Administrativo Disciplinar, de Processo Penal e de Direito Constitucional.


NOVOS SOLDADOS

Com a solenidade de formação do Curso de Soldados 2008 da Polícia Militar, prevista para o dia 19 de dezembro, a sociedade baiana contará com o reforço na segurança de 3.123 novos policiais militares em todo Estado.


O Curso de Formação de Soldados possui duração de nove meses e carga horária de 1.116 horas/aula. Contém na grade curricular disciplinas como Policiamento Ostensivo Geral, Legislação PM, Direitos Humanos, Armamento, Munição e Tiro, Educação Física, Relações Interpessoais, Prevenção e Proteção Pessoal, Gerenciamento de Crises e Educação para as Relações Étnico-Raciais e de Gênero, entre outras.


De acordo com o Departamento de Ensino da PM, para ingressar na Corporação os novos soldados devem ser qualificados para atuar em consonância com o que estabelece a doutrina da Polícia Cidadã, sendo empregados no reforço das operações de policiamento ostensivo, aplicados e dirigidos pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC