Participe
Comida sertaneja e muito forró estão no cardápio dos filhos e amigos de Seabra (Chapada Diamantina), que fazem seu segundo encontro anual neste sábado, dia 19, entre 11 e 19 horas, no bar e restaurante Grande Sertão (Costa Azul).
Os seabrenses residentes em Salvador terão uma tarde de alegre convivência, relembrando as coisas e as gentes da terra querida. Os participantes usarão camisetas, feitas especialmente para a ocasião, que estão sendo adquiridas em mãos de José Donizette, conhecido por Goiano, coordenador do Projeto Velame Vivo, entidade que organiza o evento. A camiseta dá direito a comer e dançar (a bebida é por conta de cada um).
O I Encontro dos Filhos e Amigos de Seabra ocorreu em junho de 2007. Como a iniciativa foi muito aplaudida pela comunidade, os organizadores decidiram repeti-la, agora bem mais ampliada. Goiano prevê a presença de mais de 200 pessoas.
Haverá um bingo valendo uma tela de Pedro Lima, artista seabrense e também coordenador do Velame Vivo. Alguns dos cantores e compositores que participaram dos festivais de violeiros da Chapada vão animar o encontro, a exemplo de Hugo Luna, que faz parte da coordenação do Projeto, Gilton Della Cella, Pedro Sampaio e Celo Costa.
O Projeto Velame Vivo, movimento social já com quatro anos de atividades, ficou bastante conhecido pelos baianos depois de organizar dois festivais de violeiros em Seabra. Mas seu trabalho é bem mais abrangente. Vem promovendo uma ação de caráter comunitário e educativo, visando a conscientização dos jovens e o desenvolvimento da região.
Seu feito mais notável é a criação e manutenção de 14 bibliotecas em Seabra (inclusive em distritos, a partir de Velame, que empresta seu nome à entidade) e em municípios vizinhos.