PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL, VEREADOR VALDENOR CARDOSO, NA SOLENIDADE DE 2 DE JULHO DE 2008
SENHORES E SENHORAS,
MAIS UMA VEZ, AS AUTORIDADES E O POVO SE REUNEM NA PORTA DA CÂMARA MUNICIPAL DO SALVADOR, PARA COMEMORAR A PRINCIPAL DATA CÍVICA DA BAHIA E QUE EM BREVE, GRAÇAS AO PROJETO DA DEPUTADA FEDERAL BAIANA, ALICE PORTUGAL, SERÁ RECONHECIDA, OFICIALMENTE, EM TODO BRASIL. HÁ 185 ANOS, HOMENS E MULHERES, NEGROS, ÍNDIOS E NATIVOS, TODOS IMBUIDOS DE SENTIMENTOS LIBERTÁRIOS E, TAMBÉM INCONFORMADOS COM O DOMÍNIO DOS PORTUGUESES, LUTARAM BRAVAMENTE E EXPULSARAM EM DEFINITIVO AQUELES QUE INSISTIAM EM MANTER PARTE DO BRASIL, INCLUINDO A BAHIA, LIGADO À COROA.
NA ÉPOCA, APESAR DE ADMITIR A INDEPENDÊNCIA DO SUL DO BRASIL, TEIMAVAM EM MANTER O DOMÍNIO DO NORTE E NORDESTE QUE ERA A REGIÃO MAIS RICA DO PÁIS .
ENTRETANTO, NÃO CONTAVAM COM A RESISTÊNCIA DA NOSSA POPULAÇÃO, UM PUNHADO DE HERÓIS QUE, DE TODAS AS PARTES DO ESTADO, MARCHARAM PARA A CAPITAL PARA DERROTAR O EXÉRCITO COLONIZADOR.
ESTAVA, ENTÃO DECLARADA, A INDEPENDÊNCIA DA BAHIA E, DEFINITIVAMENTE, A INDEPENDÊNCIA NACIONAL. NESSA TRAJETÓRIA FORAM MARCANTES OS ATOS HERÓICOS DE COMBATENTES DO EXÉRCITO REVOLUCIONÁRIO E DA POPULAÇÃO CIVIL. NÃO DEVEMOS ESQUECER DE JOANA ANGÉLICA, DE MARIA QUITÉRIA E DE TANTOS OUTROS HERÓIS ANÔNIMOS QUE LIBERTARAM NOSSO POVO DO JUGO PORTUGUÊS. OS HERÓIS DO PASSADO NOS LEGARAM A TRADIÇÃO DA LUTA CONTRA O AUTORITARISMO, A VOCAÇÃO PELA LIBERDADE E PELA IGUALDADE ENTRE AS PESSOAS. POR TUDO ISSO, OS BAIANOS DE HOJE MANTÊM OS MESMOS SENTIMENTOS DOS BAIANOS DAQUELA ÉPOCA.
NESTE LIMIAR DO SÉCULO XXI OS PORTUGUESES NÃO MAIS SÃO NOSSOS ADVERSÁRIOS, MAS, ALIADOS NA LUTA POR TEMPOS DE PAZ, DE PROSPERIDADE E DE FELICIDADE. HOJE, PODEMOS DEBATER E EXPRESSAR QUESTÕES FUNDAMENTAIS DE NOSSA TERRA, COM ESPÍRITOS DESARMADOS, POIS, CADA UM A SEU MODO, TODOS PLEITEIAM MAIS SEGURANÇA, MAIS TRABALHO, MAIS SAÚDE E MAIS EDUCAÇÃO PARA A POPULAÇÃO E OPORTUNIDADES IGUAIS PARA QUE AS CLASSES POPULARES, OS NEGROS, OS ÍNDIOS E AS MULHERES POSSAM PARTICIPAR ATIVAMENTE DA POLÍTICA E DOS PROCESSOS DECISÓRIOS SOBRE TODAS AS QUESTÕES RELEVANTES QUE AFETAM MAIS DE DEZ MILHÕES DE BAIANOS.
OS BAIANOS JAMAIS SE AUSENTARAM DA VIDA DO BRASIL. RECENTEMENTE, POR EXEMPLO, PARTICIPAMOS DA LUTA PELA REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL E VÁRIOS HERÓIS BAIANOS TOMBARAM MORTOS OU FORAM PRESOS NESSA BATALHA.
MAS A LUTA NÃO ACABOU. HOJE, LUTAMOS TODOS OS DIAS CONTRA A VIOLÊNCIA, CONTRA A CORRUPÇÃO, CONTRA AS DROGAS E CONTRA TODOS OS TIPOS DE DESIGUALDADES SOCIAIS .
VIVEMOS UMA ÉPOCA DE LIBERDADE EM NOSSO ESTADO, APESAR DE ALGUNS SETORES PREFERIREM O CAMINHO FÁCIL DO DENUNCISMO SEM PROVA, COM O OBJETIVO DE IMPEDIR QUE AS MUDANÇAS QUE O POVO DESEJA ACONTEÇAM. MAS ESSA PRATICA NÃO INTIMIDA A AQUELES QUE ACREDITAM QUE A LUTA PELA LIBERDADE É PERMANENTE E NÃO TEMEM QUANDO SE EXPÕEM AO JULGAMENTO MAIS SAGRADO, QUE O SOBERANO JULGAMENTO DO POVO.
O DOIS DE JULHO, PORTANTO, NÃO É APENAS MAIS UMA DATA NO CALENDÁRIO, MAS, SIM, UM SÍMBOLO PERMANENTE DA BUSCA DA INDEPENDÊNCIA, E DA LUTA PELA LIBERDADE DEMOCRÁTICA E PELA IGUALDADE ENTRE OS POVOS .
MUITO OBRIGADO.
SALVE O 2 DE JULHO. SALVE A INDEPENDÊNCIA DA BAHIA