Após denúncia da Tribuna da Bahia, a Superintendência de Proteção ao Consumidor (Procon) começa, nesta segunda-feira (30), uma fiscalização aos supermercados de Salvador. O objetivo é verificar se os estabelecimentos estão comercializando frango congelado das empresas em que foram detectadas irregularidades nos testes feitos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Segundo o Procon, o Mapa encontrou irregularidades nos frangos congelados da Frangosul S.A. (MS), Comaves Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. (MS), Seara Alimentos S.A. (PR), Avipal S.A. (RN), Cia. Minuano de Alimentos (RN), Frangoeste Avicultura (SP), Frigorífico Avícola Guarantã (SP), Rigor Alimentos Ltda. (SP), Polifrigor Indústria e Comércio (SP), Avícola Carrer Ltda. (RS), Real Alimentos Ltda. (MG) e Avivar Alimentos S.A. (MG).
"Se a equipe de fiscalização encontrar algum produto dessas empresas sendo comercializado, este será prontamente apreendido", afirma Bárbara Santos, diretora de fiscalização do Procon. Ainda de acordo com Bárbara, produtos de uma mesma empresa, com fabricação em outro estado, podem não ter nenhuma irregularidade, o que faz com que possam ser comercializados.
De acordo com o Procon, a Bahia possui oito estabelecimentos matadores de aves, sendo que apenas a empresa Avipal Nordeste S.A possui o selo de inspeção federal e foi fiscalizado pelo Mapa. As outras sete empresas, por não possuírem selo federal, serão inspecionadas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).