As cinco maiores entidades publicitárias do mercado baiano - a Associação Brasileira de Agências de Publicidade - Capítulo Bahia (ABAP-BA), a Associação Baiana de Mercado Publicitário (ABMP), o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), o Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior da Bahia (Sepex-Ba) e a empresa Central de Outdoor - lançam, na próxima segunda-feira, 30, a campanha voluntária Vá na Paz, contra a violência na Bahia.
O coquetel marcado para as 19 horas vai reunir 200 convidados no foyer do Teatro Castro Alves, entre eles, artistas, membros da sociedade baiana, formadores de opinião e políticos, com presença já confirmada de autoridades que vão conhecer as peças publicitárias da campanha.
Na ocasião, três representantes da comunidade, artistas e políticos vão assinar um Termo de Compromisso pela paz que é mais que uma tomada de consciência das autoridades, é um compromisso junto à sociedade civil que eles assumem.
VÁ NA PAZ
As peças publicitárias criadas pela agência de propaganda Morya levam a imagem de diversas personalidades baianas como Ivete Sangalo, Adelmo Casé, Popó, Jorge Portugal e Margareth Menezes, entre outros que apoiaram a campanha cujo tema é Vá na Paz.
Para Vera Rocha, presidente do Sinapro-Bahia, a campanha busca aliar a alegria do povo e dos artistas baianos a uma manifestação consciente pela paz. "A Bahia é a terra da diversidade, da alegria e seu povo clama por tranqüilidade e paz. É com uma mensagem alegre que queremos contagiar os baianos", afirma. Hoje, Salvador está entre as cinco capitais brasileiras que mais sofrem com os atos de violência do país. No ranking, homicídios, abusos de crianças e mulheres e violência contra homossexuais estão entre os casos mais freqüentes que assustam e intimidam cada vez mais a população.
Até maio deste ano foi registrado um aumento de 50,5% no índice de homicídios na capital baiana com relação ao mesmo período em 2007. Diante do caos instalado no cenário urbano nacional, e que começa a chegar à Bahia, as cinco maiores entidades do mercado publicitário no Estado estão promovendo a campanha Vá na Paz para despertar a população da necessidade de agir contra a violência.
"A paz é um direito e um dever de todos", afirma Sidônio Palmeira, presidente da ABAP-BA. "Queremos mobilizar as pessoas a adotarem práticas pacíficas em diversas situações do dia-a-dia, seja no trabalho, no trânsito, em estádios de futebol, em festas e até mesmo dentro de casa", explica.
As peças da campanha serão veiculadas a partir do dia 5 de julho em todo o Estado. A campanha envolverá peças gráficas como outdoors, busdoors, camisetas, anúncios em mídia impressa, rádio e televisão, materiais promocionais, grafitismo nas ruas de Salvador, torpedos SMS e o hot site www.vanapaz.com.br/