A volta do São João pela BR-324 (Feira de Santana/Salvador) nesta quarta-feira, 25, foi um horror. Devido um acidente que ocorreu pela manhã nas proximidades do entroncamento de Santo Amaro se formou um engarrafamento de 50 km, até a cidade de Feira de Santana, e mostrou o despreparo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) numa situação dessa natureza.
Os motoristas mal educados ocuparam a terceira pista de acostamento, à direita, e as viaturas da PRF ficaram sem poder agir com o mínimo de eficiência. Como não se podia multar a todos foi um salve-se quem puder. Resultado: centenas de famílias que fugiram do retorno à capital no feriado de São João ficaram mais de 6 horas no engarrafamento, entre 10H 16h, numa completa falta de respeito às pessoas.
Uma família procedente de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, e que havia saído às 6h30min daquela cidade só chegou em Salvador às 17h30min, com um dos familiares passando mal. As ambulâncias que tentaram trafegar na BR-324 também ficaram retidas e houve um estresse geral.
A PRF teve que levar as ambulância para socorrer as vitimas do acidente usando a pista de acesso a Feira de Santana, pelo acostamento e na contra-mão, com sirenes abertas. Uma ambulância da SAMU e duas outras seguiram o comboio.
ACIDENTE
O acidente foi grave deixou pelo menos duas pessoas mortas e quatro gravemente feridas. Todas as vítimas são da mesma família e ocupavam um VW Gol, de placa JRF-4982. Morreram no acidente Rosangelí Matos Barreto Silva Souza, 38 anos, que estava grávida de aproximadamente seis meses, e Eliane Regis de Souza, 35. O garoto E.B.S.N., de 12 anos, foi socorrido e levado para o Hospital Municipal de Candeias praticamente sem sinais vitais.
As outras três vítimas - o condutor do Gol, Edson Barreto Silva, e os filhos C.R.S., 15, e A.R.S., idade não revelada - também sofreram ferimentos graves e foram levadas para o Hospital Geral do Estado (HGE) de helicóptero.
Veículos
Os veículos envolvidos no acidente são: o Gol, onde as vítimas viajavam; um caminhão, que caiu na ribanceira após colidir com o veículo; e um ônibus fretado, que trazia pessoas de Amargosa para Salvador; e um Celta, placa JON-7861. Nenhum dos ocupantes destes três veículos saiu ferido.