Com um de seus maiores sucessos, "Esperando na Janela", Targino começou sua apresentação sob as bençãos da Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, cujo quartocentenário é tema do São João deste ano. "Lauro de Freitas já pode se considerar dentro do roteiro das festas juninas na Bahia. É muito bom tocar aqui, porque o público é na sua maioria a família que vem dançar e brincar", afirmou o forrozeiro.
No domingo, a festa começou com forró para a garotada, animado pela banda Gatos Multicores. A banda Semente Cigana esquentou o público para a entrada de Sarajane, que trouxe um repertório dos maiores forrozeiros nordestinos. Eralson Romão e a cantora Cássia resgataram o forró pé de serra e fez todo dançar.
O resgate da festa de São João no município foi uma das prioridades apontadas pelos grupos culturais, lembra o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Vicente Neto. "O São João de Lauro de Freitas estava morrendo. Hoje, além da festa da Praça da Matriz, a Prefeitura apóia festas nos bairros do Capelão, Areia Branca e Jambeiro". Para a prefeita Moema Gramacho, a realização da festa é uma oportunidade de lazer e cultura para a família laurofreitense. "É um momento em que resgatamos a velha e boa forma de fazer São João, na praça da cidade, com os filhos e toda a família, sem brigas e violência".
Festival de Beiju
e Samba-de-Roda
Com uma decoração típica, a Praça da Matriz também foi palco do 1º Festival de Beiju de Lauro de Freitas, que reuniu dez beijuzeiras das comunidades de Itinga, Quingoma, Portão e Centro. A comunidade do Quingoma, além de todo o sabor do beiju feito de forma artesanal, com farinha peneirada na hora, trouxe a alegria e a ginga do samba-de-roda, que atraiu a atenção do público da noite e mostrou que pandeiros, atabaques e palmas têm espaço nos folguedos juninos. "É uma oportunidade de mostrarmos nossa cultura, habilidades e também fazer um dinheiro extra", diz contente Alessandra Teixeira, beijuzeira e moradora do Quingoma.
Mais Festança - Nesta segunda-feira (23), o São João do Quatrocentão será encerrado em alto estilo, com as apresentações de Virgílio, Zelito Miranda, Forró Asa Branca e Forró Mais de Três.