Salvador

SÃO JOÃO DE LAURO DE FREITAS REÚNE MILHARES DE PESSOAS NA PÇA MATRIZ

Veja
| 23/06/2008 às 10:09
O povo foi a Praça da Matriz dançar o São João em Lauro de Freitas (Foto/Dep de Comunicação)
Foto:
O tempo frio só reforçou o clima de interior nos dois primeiros dias do São João do Quatrocentão em Lauro de Freitas. Aberto no sábado (21), quando mais de duas mil pessoas assistiram aos shows na Praça da Matriz, a noite foi de Targino Gondim, que pelo segundo ano consecutivo se apresentou no forró da cidade, fazendo todo mundo dançar coladinho. A noite trouxe ainda o som das bandas Zé Costa, João Sereno e 20Xotear.

Com um de seus maiores sucessos, "Esperando na Janela", Targino começou sua apresentação sob as bençãos da Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, cujo quartocentenário é tema do São João deste ano. "Lauro de Freitas já pode se considerar dentro do roteiro das festas juninas na Bahia. É muito bom tocar aqui, porque o público é na sua maioria a família que vem dançar e brincar", afirmou o forrozeiro.

No domingo, a festa começou com forró para a garotada, animado pela banda Gatos Multicores. A banda Semente Cigana esquentou o público para a entrada de Sarajane, que trouxe um repertório dos maiores forrozeiros nordestinos. Eralson Romão e a cantora Cássia resgataram o forró pé de serra e fez todo dançar.

O resgate da festa de São João no município foi uma das prioridades apontadas pelos grupos culturais, lembra o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Vicente Neto. "O São João de Lauro de Freitas estava morrendo. Hoje, além da festa da Praça da Matriz, a Prefeitura apóia festas nos bairros do Capelão, Areia Branca e Jambeiro". Para a prefeita Moema Gramacho, a realização da festa é uma oportunidade de lazer e cultura para a família laurofreitense. "É um momento em que resgatamos a velha e boa forma de fazer São João, na praça da cidade, com os filhos e toda a família, sem brigas e violência".

 Festival de Beiju

 e Samba-de-Roda

Com uma decoração típica, a Praça da Matriz também foi palco do 1º Festival de Beiju de Lauro de Freitas, que reuniu dez beijuzeiras das comunidades de Itinga, Quingoma, Portão e Centro. A comunidade do Quingoma, além de todo o sabor do beiju feito de forma artesanal, com farinha peneirada na hora, trouxe a alegria e a ginga do samba-de-roda, que atraiu a atenção do público da noite e mostrou que pandeiros, atabaques e palmas têm espaço nos folguedos juninos. "É uma oportunidade de mostrarmos nossa cultura, habilidades e também fazer um dinheiro extra", diz contente Alessandra Teixeira, beijuzeira e moradora do Quingoma.

 
Mais Festança - Nesta segunda-feira (23), o São João do Quatrocentão será encerrado em alto estilo, com as apresentações de Virgílio, Zelito Miranda, Forró Asa Branca e Forró Mais de Três.