De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Fábio Mota, nesta etapa foram investidos cerca de R$ 800 mil, com recursos próprios oriundos da Taxa de Iluminação Pública - TIP. O sistema, segundo ele, além de possuir intensidade 60% maior que a anterior, não faz sombreamento, incide de forma homogênea e a fiação é toda subterrânea, o que proporciona maior conforto e segurança para a população. "E foi pensado e desenvolvido exclusivamente para Salvador. Todos os modelos são patenteados e por isso não podem ser copiados por outras cidades", complementou.
As luminárias também ganharam novo design, ao contrário do tradicional equipamento de vapor de sódio, foram instaladas lâmpadas de 400 watts de potência a vapor metálico o que significa uma economia de 20% no consumo. Aliado a isso, mota destaca o fator segurança, já que o tipo do material dos novos postes, por ser mais leve, tem um impacto menor em casos de acidentes automobilísticos.
"As estatísticas do mundo inteiro comprovam que o dano à pessoa humana é muito maior em caso de colisão em um poste de concreto do que no modulado", concluiu, ressaltando que, em situação de colisão de veículos, os equipamentos antigos de concreto sofrem perda total, enquanto os novos de aço galvanizado podem ser recuperados.