Salvador

LAURO DE FREITAS SE ORGANIZA PARA IMPLANTAR PRONASCI NO MUNICÍPIO

Veja
| 20/06/2008 às 17:18
 Um dos quatro municípios baianos contemplados com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Lauro de Freitas iniciou esta semana uma série de diálogos com organizações da sociedade civil para a implantação do programa no município. Na primeira reunião foram apresentados os projetos estruturais e sociais que virão para o município, a exemplo do Mulheres da Paz, Reservista Cidadão, Proeja, Esporte e Lazer na Cidade, além da modernização e do reaparelhamento da Guarda Municipal.


 A prefeita Moema Gramacho destacou a importância da Pronasci, não só para Lauro de Freitas, mas para a Região Metropolitana. "Temos que pensar na RMS como um todo. A violência transcende os limites municipais, atinge a todos, por isso devemos ter ações conjuntas entre as prefeituras", disse Moema, dando como exemplo o Consórcio Intermunicipal da Costa dos Coqueiros. 

Segundo o major PM Francisco Edson de Araújo, consultor do Pronasci no Estado, o programa deve se expandir para os mais de cinco mil municípios do Brasil. "Ele já existe em todas as Regiões Metropolitanas do país. A expectativa do Governo Federal é avaliar este primeiro momento para depois expandir para os demais municípios".


Os projetos do Pronasci não serão executados apenas por uma secretaria. Walter Veiga, coordenador do programa no município, explica que as ações serão transversais, envolvendo todas as secretarias. Quanto à modernização e reaparelhamento da Guarda Municipal, a secretária interina de Administração, Inglid Leila da Silva, diz que serão investidos mais de R$500 mil.

"Também investiremos na formação continuada de nossos guardas, através do Bolsa-Formação. Isso nos permite ter uma Guarda cada vez mais qualificada".


Líder comunitário em Itinga, Paulo Sacramento parabenizou a Prefeitura Municipal pela captação do programa e disse que o Pronasci chega em boa hora, já que a violência é crescente. "É um programa interessante, porque combate a raiz deste problema chamado violência, que é a desigualdade social. Lauro de Freitas ganha muito com a chegada do Pronasci".