Salvador

LAURO DE FREITAS GANHA SUA FARMÁCIA POPULAR NO CARANGUEJO DE ITINGA

Vai ser amanhã
| 13/06/2008 às 18:24
A primeira Farmácia Popular do Brasil, em Lauro de Freitas, será inaugurada neste sábado (14), às 15h, com a presença do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla. Resultante da parceria entre Prefeitura, Estado e União, a Farmácia funcionará no antigo prédio do Centro de Saúde da Mulher, no Largo do Caranguejo, em Itinga, das 8h às 18h (segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h, aos sábados.


O secretário de Saúde de Lauro de Freitas destaca que o programa garante à população carente, pacientes de medicamentos de uso contínuo, condições para manter o tratamento com medicamento de preços baixos e de qualidade . "Esse é um programa de grande importância social".


Criada pelo Governo Federal para facilitar o acesso da população a medicamentos essenciais, a Farmácia Popular comercializará 98 medicamentos entre analgésicos, antibióticos, anticoncepcionais, remédios para diabéticos, hipertensos, cardíacos e preservativos masculinos. Os medicamentos, que só podem ser comprados com receita médica, custam até 90% a menos que os produtos de lojas convencionais. Os preços variam entre R$0,02 e R$3,50.


O Programa Farmácia Popular do Brasil foi implantado há quatro anos e hoje está presente em 358 municípios do país, com 452 unidades próprias, e mais de cinco mil drogarias privadas cadastradas que exibem a marca "Aqui Tem Farmácia Popular". Em março de 2008, o número de atendimentos nas unidades privadas, por mês, atingiu a marca de 1 milhão de pessoas. A meta do Ministério da Saúde é que outras 149 novas farmácias próprias sejam inauguradas nos próximos meses, em parceria com estados e municípios, e mais 15 mil drogarias privadas se cadastrem no sistema de co-pagamento.


Novas ambulâncias - Além da inauguração da Farmácia Popular, a Secretaria de Saúde irá entregar seis novas ambulâncias para a comunidade de Lauro de Freitas. Duas delas foram compradas com economia de recursos do tesouro municipal e outras quatro com recursos do Governo Federal. As ambulâncias servirão a todas as localidades, facilitando o atendimento a emergências no município.