A exemplo do Rio de Janeiro e Recife, Salvador também está no roteiro das comemorações do Ano da França no Brasil em 2009. A capital baiana recebeu a visita do conselheiro da prefeitura de Paris, Jean-Pierre Guis que, em contato com o secretário de Relações Internacionais (Secri), Leonel Leal Neto, solicitou o apoio do município para a programação do evento cultural que será apresentado, no próximo ano, nas três capitais brasileiras.
"A idéia é que o município possa ajudar, de alguma forma, na apresentação de grupos musicais parisienses, fortemente inspirados pela música brasileira e, dessa forma, traçar um ponto de aproximação cultural entre Paris e Salvador", revela o titular da Secri.
A programação dos eventos ainda não tem datas e locais definidos para as apresentações, mas o Projeto Paris-Rio-Recife-Salvador, assim denominado pelo representante da capital francesa, servirá para mostrar aos brasileiros o trabalho de reapropriação que grupos de franceses desenvolvem a partir da nossa cultura. Em sua passagem por Salvador, Jean-Pierre Guis não pôde precisar nomes de artistas franceses que farão espetáculos na cidade, mas adiantou que "é preciso não só mostrar o que a França sabe fazer, mas também colocar em evidência as relações que já existem entre os dois paises".
Dentro deste contexto, ele propõe um trabalho para expor as relações aeronáuticas entre os dois países (de Santos Dumont a Saint-Exupéry), a tradução de uma edição da revista História Viva sobre a herança francesa no Brasil, além da apresentação de grupos franceses que tocam ritmos brasileiros, entre os quais a escola de samba Bloco de Paris. "O que importa é a troca, a fluidez. Serão apresentações enriquecidas pelas tradições dos dois paises, o que permitirá aproximar os povos e fazer com que o Brasil conheça a influência que exerce sobre outras sociedades", declarou Jean-Pierre Guis.