Salvador

DEFESA CIVIL REGISTROU 809 SOLICITAÇÕES NA OPERAÇÃO CHUVA DE MAIO

Veja os números
| 09/06/2008 às 18:04
A Defesa Civil de Salvador computou em maio, terceiro mês da Operação Chuva, 809 solicitações da população. Realizou 683 vistorias em decorrência de transtornos provocados pelas chuvas, que atingiram, principalmente, bairros com predominância de encostas e baixadas. Foram também distribuídos 27.176 m² de lona plástica (material usado para impermeabilização emergencial de encostas), beneficiando 363 famílias.

Para evitar ou minimizar acidentes, a Codesal, através da Defesa Civil Itinerante, tem reforçado as ações preventivas em comunidades com pontos de risco, com a identificação de problemas para posterior intervenção de órgãos municipais, e medidas educativas.

Iniciada no dia 1º de março, a Operação Chuva prosseguirá até 31 de julho, tendo a Secretaria Municipal da Habitação (Sehab) na coordenação geral e a Defesa Civil como coordenadora executiva. São órgãos parceiros, dentre outros, a Limpurb, as superintendências de Manutenção e Conservação da Cidade (Sumac), de Parques e Jardins (SPJ), de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes).
 
Prevenindo Ocorrências
Para alcançar um número maior de pessoas, A Codesal distribui  cartilhas e folhetos de casa em casa, com linguagem simples e de fácil compreensão, e fixa cartazes em locais públicos.

Todos com alertas sobre as conseqüências da realização de cortes em encostas que podem provocar deslizamentos, ou o acúmulo de entulho em rios e canais, responsáveis pelos alagamentos. A Defesa Civil Itinerante tem visitado ainda estações de transbordo, centros comerciais e o Elevador Lacerda, locais com significativo trânsito diário de pessoas.  Somente em maio foram distribuídos 4.191 impressos.

Defesa Civil Itinerante
A Defesa Civil Itinerante definiu como áreas de atuação as comunidades de Vila Picasso (Capelinha de São Caetano), Bosque Real (Sete de Abril), Planalto Real I e Planalto Real II (Plataforma), Três Mangueiras e Rua Padre Ugo (Canabrava), Beira Dique (São Caetano), Baixa de Santa Rita (Pau da Lima), Saramandaia (Pernambués), Novo Horizonte e Baixa da Paz (Sussuarana), Antônio Teixeira e Novos Mundos (Periperi).

chuva0023Índices pluviométricos
Os três primeiros meses da Operação Chuva 2008 alcançaram índices pluviométricos abaixo dos níveis esperados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cujos cálculos têm por base a média registrada em cada período nos últimos 30 anos.

Enquanto esses estudos apontavam para março um volume de chuva de 148 milímetros, o total não passou dos 132,8mm.  O mesmo se verificou em abril, quando choveu 154.3mm, contra uma expectativa de 326.2mm, e em maio, que alcançou 203.5mm, contrariando a perspectiva de um índice pluviométrico de 349.5 milímetros. Para junho, a previsão do Inmet é de 251mm.