Salvador

MÃE BALÁ RECEBEU COMENDA MARIA QUITÉRIA, MAS MÍDIA NÃO DEU ATENÇÃO

Veja
| 06/06/2008 às 11:29
  A Câmara Municipal de Salvador homenageou a ialorixá Edvaldina Alves de Souza, mais conhecida como Mãe Balá e dona Vadinha, outorgando-lhes a Comenda Maria Quitéria em sessão solene realizada esta semana, no Plenário Cosme de Farias.

  Autor da resolução que possibilitou a homenagem, o vereador Laudelino Conceição,  Lau (PSB), afirmou que "a presença de tantos familiares e amigos aqui, hoje, dá o tom do quanto dona Vadinha é estimada e seu trabalho respeitado".


  A sessão solene foi presidida pelo vereador José Carlos Fernandes (PSDB) e, além dele, do vereador Lau e da homenageada, também fizeram parte da mesa o cantor e compositor Tonho Matéria; a filha-de-santo do Terreiro Ilê Omo Ketá Posú Beta, Piedade Souza; a filha e a sobrinha da homenageada, Naildes Souza do Carmo e Maria de Lourdes Ferreira de Jesus, respectivamente.


  De acordo com Lau, Mãe Balá é moradora da Avenida Gal Costa, no bairro de São Marcos, a ialorixá segue os passos de mãe e desenvolve um trabalho social com assistência a pessoas carentes, principalmente crianças, no local onde tem assentado o seu terreiro.

 

Programas sociais

 

"E assim vem ocorrendo. Naquela localidade, a Escolinha e o Centro Comunitário Tia Balá atendem em dois turnos a 60 crianças - 23 pela manhã e 37 à tarde - fornecendo-lhes lanches. Houve tempo em que era maior o número de crianças assistidas e mais completas as refeições ali servidas.

A entrega de pães, uma vez por semana, ou mais, quando há doações, e a distribuição de sopa às quintas-feiras são dois dos programas que hoje são levados a efeito na Escolinha e no Centro Comunitário Tia Balá.

E dona Vadinha, como também é conhecida a Sra. Edvaldina, luta com dificuldades para perpetuar o trabalho que faz com tanta entrega e dedicação e é auxiliada por seus filhos biológicos e por tantos outros filhos, netos e sobrinhos que foi conquistando no decorrer de sua vida", disse o vereador Lau.


Segundo ele, os freqüentadores do Terreiro Ilê Omo Ketá Posú Betá ajudam a ialorixá, o que torna possível as ações sociais como a prestação de serviços médicos, nutricionais, advocatícios e de enfermagem a tantos quantos recorrem a Mãe Balá em busca de amparo.

DAR DE COMER

Enfatizou o vereador Lau que a Comenda Maria Quitéria é uma homenagem prestada pela Câmara Municipal de Salvador às mulheres que se destacam na comunidade, com trabalhos que dignificam o ser humano.


"Todos nós conhecemos as palavras de São Mateus: ‘Dar de comer a quem tem fome. Dar de beber a quem tem sede. Vestir os nus, dar pousada aos peregrinos", discursou Lau, acentuando que são as cações caritativas das obras de misericórdia que visam assistir, socorrer o próximo em suas necessidades corporais e espirituais. "Ouvindo, aconselhando, rezando, dona Vadinha faz-se mãe, avó, tia, irmã, amiga", destaca o vereador.


O vereador Lau encerrou assim o seu discurso: "Enfim, caros amigos, apresento dona Vadinha àqueles que não a conheciam tão de perto na essência de sua maravilhosa alma amiga, solidária, bondosa. Aos que têm a felicidade de dividir com ela preciosos momentos de sua vida, que fique a sua lição de amor. E que todos peçamos a Deus que lhe permita continuar trilhando a sua estrada, realizando o bem que tanta alegria lhe traz ao coração. Parabéns, dona Vadinha! Axé, Mãe Balá!"