Vide
O São João antecipado de Salvador com a festa junina o Arraiá da Capitá será realizado nos dias 6 e 7 de junho, no Parque de Exposições.
Organizado pela A TARDE com apoio do governo do Estado, Prefeitura de Salvador e outros, o Arraiá traz para a capital alguns costumes do interior, incluindo uma programação voltada para a família, com gastronomia, agronegócios e turismo, além de shows de trios nordestinos, forró pé-de-serra e apresentação de grupos folclóricos de dança e teatro trazidos por dezenas de prefeituras participantes.
Para o evento, o Parque de Exposições vai se transformar num arraiá onde o público vai poder conferir shows com estrelas do forró nacional e local que prometem agitar os amantes da música.
De acordo com o diretor executivo do Grupo A TARDE, Sylvio Simões, o São João é uma das festas mais importantes da Bahia, e, para o Grupo, é uma honra promover este evento que inaugura o calendário da festa.
"Além de unirmos os baianos, comemoramos a participação de diversas prefeituras municipais do interior, que trazem um pouco de suas histórias e tradições", fala Simões. Ainda segundo o diretor executivo, o Grupo vem investindo forte, a cada ano, para garantir que a festa mantenha o espírito original da tradição e que ofereça ao público atrações genuinamente populares e típicas do período.
ATRAIR TURISTAS
O Arraiá da Capitá também dá expressiva contribuição à região metropolitana no âmbito do turismo e desenvolvimento econômico. No ano passado, gerou 700 empregos diretos e mil indiretos. Além disso, é considerado um evento com potencial para atrair turistas durante o período de baixa estação.
A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, destaca que o Arraiá funciona ainda como um chamariz de público para o São João no interior. "Os municípios podem aproveitar o espaço para divulgar suas programações e convidar o público para prolongar a festa em outras localidades", comenta.
Shows Com uma mistura de sons que vão desde o tradicional forró pé-de-serra do grupo Cavaleiros do Forró e do cantor Flávio José, ao forró mais moderno da banda Saia Rodada, e eletrônico da Calcinha Preta.
E, como em toda boa festa junina, não vai faltar o tradicional concurso de quadrilhas. Um grande arraial cinematográfico de 50 mil m² vai ser montado no Parque de Exposições, com coretos, igreja dedicada a Santo Antônio, casinhas com fachadas que reproduzem vilarejos e decoração que obedece ao estilo colorido do São João. O conforto e a segurança serão garantidos com um efetivo de 900 homens entre policiais civis, militares e segurança privada.
Os usuários de ônibus vão poder usufruir de linhas especiais disponibilizadas pela Superintendência de Transportes Públicos de Salvador que interligam os principais pontos da cidade ao Parque de Exposições. Equipes do Corpo de Bombeiros, Juizado de Menores, posto médico, UTI móvel e estacionamento são outros serviços complementares que permanecem disponíveis durante todo o evento. Sexta-feira (dia 6): Magníficos, Cavalo Doido, Calypso e Flávio José Sábado (dia 7): Calcinha Preta, Saia Rodada, Cavaleiros do Forró e Zelito Miranda