Itapetinga, no sudoeste baiano, recebeu neste final de semana, uma das 15 unidades da Farmácia Popular do Brasil, entregues este ano na Bahia. A farmácia é uma iniciativa do governo federal e disponibiliza medicamentos considerados a preço de custo. Na Bahia, o estado está viabilizando o programa com a instalação de 27 farmácias nas lojas da Cesta do Povo. Para comprar na farmácia popular, o cidadão precisa apresentar uma receita médica ou odontológica da rede pública ou particular. Exposição
Após a inauguração da farmácia, o governador Jaques Wagner participou do encerramento da 39º Exposição Agropecuária e 13º Exposição Nacional de Itapetinga. A exposição é uma das tradições do município, que tem a pecuária como carro-chefe de sua economia. Em 10 dias, a feira ultrapassou os números alcançados na última edição, que atraiu mais de 30 mil pessoas e movimentou mais de R$ 4 milhões em negócios.
As ações do governo estadual estiveram presentes na exposição através dos treinamentos e informações oferecidas pelos técnicos da Empresa Bahiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e da feira da economia solidária, com os produtos da agricultura familiar e do artesanato, promovida pela Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm). Segundo Wagner, é importante para qualquer governo dar condições para o desenvolvimento econômico de uma região. "Essa exposição é um exemplo do sucesso da agropecuária no sudoeste", disse.
O governador ainda vistoriou obras de saneamento e macrodrenagem, realizadas em parceria com o governo federal e a prefeitura municipal. Wagner também participou da inauguração de uma nova fábrica da Cooperativa Mista do Médio Rio Pardo (Cooperdo).
Com 1,3 mil associados, a cooperativa produz insumos e suprimentos para agropecuária e agora passa a produzir ração e sal mineral para alimentação de gado de corte, leite e eqüinos para serem vendidos abaixo do preço de mercado aos pequenos produtores. Recuperação da BA-263 O governador anunciou ainda a recuperação do trecho da BA-263 entre Itambé e Itapetinga de 43,6 quilômetros de extensão. Pela rodovia passam, diariamente, cerca de 460 veículos e são escoadas as produções pecuárias e industriais do sudoeste. A previsão é que a obra esteja concluída em outubro. Em maio, foi concluída a recuperação do trecho entre Itororó e Firmino Alves.
Segundo o governador, os benefícios para o município são um estímulo ao crescimento da produtividade da região. "A agricultura familiar e a pecuária são muito fortes nessa região e por isso estamos investindo cada vez mais na recuperação das estradas para escoar a produção local", garantiu.
|