Salvador

GREVE DE ÔNIBUS MANTIDA PARA QUARTA SE NÃO HOUVER ACORDO AMANHÃ

Amanhã é a última rodada de negociações
| 26/05/2008 às 18:22
  O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado da Bahia (STTROBA), Manuel Machado, declarou, nesta segunda-feira, 26, que "os empresários donos de ônibus estão chorando de barriga cheia e não houve avanços nas negociações".
 
   a greve dos motoristas e cobradores dos ônibus continua marcada para começar na próxima quarta-feira, 28 em Salvador e região metropolitana.

   Sindicalistas se reuniram com representantes da Associação de Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia (Abemtro), que representa empresas de transporte intermunicipal. Mais tarde, houve uma reunião com dirigentes do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (SETPS).

  Não houve acordo em nenhum dos encontros. Nesta terça-feira, 27, haverá nova reunião na sede da Superintendência de Transporte Público (STP) da capital. Os sindicalistas querem 10% de reajuste salariais e outros ganhos. Queriam 12%, mas, já baixaram 2%.

  De acordo com Machado, a intenção do sindicato seria evitar a greve, mas isso só acontecerá caso haja acordo entre as partes antes de quarta-feira. Nesta terça, às 18h, os trabalhadores deverão realizar uma assembléia nas Sete Portas para discutir as eventuais propostas apresentadas pelos patrões ao longo do dia e ratificar a deflagração da greve. "Até o último momento, estamos dispostos a negociar", afirmou o dirigente.


  Para o assessor de relações inter-sindicais do SETPS, Jorge Castro, no entanto, "é muito complicado" que haja um acordo ainda nesta terça. Ele argumenta que, até o momento, "já houve consenso em 55 dos 66 itens contidos na pauta de reivindicações" apresentada pelos trabalhadores.