Para o coordenador da Copa, o mestre pizzaiolo Ronaldo Ayres, o nível das 13 pizzarias que participaram desta etapa foi superior às apresentadas no ano passado. "As pizzarias demonstraram com isso uma grande evolução em todos os aspectos, desde a escolha dos ingredientes até as técnicas de preparo apresentadas pelos pizzaiolos", ressaltou Ayres, que possui experiência de 20 anos como consultor. "Os dois estabelecimentos selecionados tem plena chance de vencer a competição", completou.
Repetindo a dose da temporada passada, a Torre de Pizza mais uma vez apresentou a melhor pizza, conforme escolha do júri formado por críticos e professores de gastronomia, dirigentes de associações do setor, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), donos de restaurantes e chefes de cozinha. Lagosta, mascarpone, mussarela, molho de tomate, pimenta rosa, tomate cereja ao azeite com alecrim e a massa fina com borda recheada, são os ingredientes da pizza "Specialle". "A idéia era juntar uma especiaria sofisticada da região, no caso a lagosta, e um ingrediente tradicional italiano, o mascarpone.
O resultado foi uma pizza com sabor diferente e ao mesmo tempo conhecido", explica Flávio César Barbosa, dono da Torre de Pizza, que ano passado ficou em segundo lugar na final nacional, atrás apenas da Pizzaria Camelo, de São Paulo.
Desta vez, de acordo com um dos criadores da pizza vencedora, o pizzaiolo José Paulo do Nascimento, a Torre de Pizza vai para ganhar o prêmio. "Vamos apresentar esta mesma pizza, porque deu certo aqui e pode dar certo na final também", afirma o empolgado Nascimento.
"Uma pizza diferente, leve e saborosa", essa era a intenção do pizzaiolo Carlos Antônio Silva, criador da "Pollame", que conseguiu o segundo lugar na etapa. Para isso, ele usou ingredientes tradicionais de forma diferente: tiras de champignon grelhadas e temperadas com azeite de oliva, orégano e sal; peito de peru recheado com manteiga; tomates cerejas, temperados com molho inglês; mussarela; massa fina decorada com manjericão. Para a final em São Paulo, Silva promete uma nova criação, mas não revelou o segredo.
Viagem para a Itália
Na final, em São Paulo, as pizzarias concorrentes se apresentarão em área especialmente projetada dentro da Fispal Food Service, que acontece entre os dias 23 e 26 de junho, equipada com modernos acessórios, garantindo aos competidores a chance de mostrar talento e técnica no preparo do prato. O tema será livre, podendo o participante escolher o sabor da sua preferência para apresentar.
O pizzaiolo vencedor da II Copa Brasileira de Pizzarias ganhará uma viagem para a Itália, com acompanhante.