Aos 92 anos de idade, o desembargador aposentado do Tribunal Regional do Trabalho (TRT5) Luiz Pinho Pedreira da Silva, natural de São Gonçalo dos Campos, foi homenageado pela Câmara Municipal com o Título de Cidadão de Salvador, em sessão solene na terça-feira (dia 6) à noite.
Por iniciativa dos vereadores Everaldo Augusto (PCdoB) e Marlene Souza (PTN), a honraria foi concedida pela dedicação do jurista à defesa dos direitos trabalhistas.
"Meu caro mestre Luiz Pinho, o senhor é o nosso artilheiro no campeonato da luta pela proteção ao trabalho", declarou o vereador e sindicalista Everaldo Augusto. Reforçando a comparação, acrescentou: "Não era o artilheiro da jogada pronta, que recebe a bola redonda de cara para o gol. Era, sim, o artilheiro que cava a jogada, dribla o adversário, disputa a bola e leva o time para a frente".
Os autores da homenagem convidaram o ministro Francisco Peçanha Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para falar da tribuna sobre a importante trajetória do amigo e professor Luiz Pinho, a quem classificou como "um dos mais ilustres juristas da Bahia". Martins lembrou que novo cidadão soteropolitano, ex-conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Bahia, exerceu também a profissão de jornalista, atuando nos jornais Imparcial, Diário de Notícias e Estado da Bahia.
"Fiel ao ideário socialista democrático, foi um dos pioneiros na difusão da ciência trabalhista no país. Junto a Orlando Gomes, José Martins Catharino e outros foi um dos construtores da Escola Bahiana de Direito do Trabalho. E serviu com exemplar dedicação e brilho ao seu ideal, no exercício da Procuradoria do Trabalho, de onde foi alçado à magistratura no TER da 5ª Região, que presidiu com zelo e maestria. Convocado para substituir ministro no TST, é lembrado pela excelência dos seus votos", narrou o ministro Peçanha Martins.