Em evento na Escola Municipal Metodista Susana Wesley, na Boca do Rio, além da assinatura do convênio, foi lançado também o selo "Escola Livre do Mosquito", que será entregue às escolas que se destacarem no combate à dengue; e o secretário municipal de Esportes, Lazer e Entretenimento (SMEL), Acelino Freitas, foi nomeado o agente número 1 no combate à doença. Na ocasião, em ato simbólico, o ex-pugilista nocauteou o mosquito da dengue
Recebido pelos alunos da escola, o prefeito João Henrique destacou a importância de educar as crianças para a saúde. "É com educação que vamos resolver os problemas da saúde. O que ensinamos para as crianças é o melhor patrimônio que podemos deixar. O que eles aprenderem ninguém pode roubar", afirmou o prefeito.
CAPACITAÇÃO
Segundo o secretário da Saúde, José Carlos Brito, através deste convênio a Fiocruz vai capacitar professores, médicos e enfermeiros para que possam orientar crianças e adultos no combate não só à dengue, mas a outros tipos de doenças, como as sexualmente transmissíveis. "Saúde e educação têm que caminhar juntas. As crianças têm que ser educadas para a saúde desde cedo. A conscientização é a grande arma, não só contra a dengue, mas contra todas as outras doenças. É preciso mostrar à população que todos têm que fazer sua parte", enfatizou Brito.
O secretário da Educação e Cultura, Carlos Soares, informou que este trabalho servirá para estimular todas as escolas municipais para que sejam escolas nota dez no combate ao mosquito. "Nós temos que começar a combater as doenças dentro das escolas. Dessa forma vamos melhorar a saúde da população de Salvador", afirmou Soares.
O secretário de Esportes, Lazer e Entretenimento, Acelino Freitas, voltou aos tempos de campeão de boxe e nocauteou o mosquito Aedes aegypti. "Vocês sabem que de porrada eu entendo", brincou o secretário, lembrando aos presentes a importância da participação de todos no combate à dengue.
O diretor da Fiocruz, Mitermayer Galvão, afirmou que o trabalho de capacitação de professores, médicos e enfermeiros, a ser desenvolvido pela fundação, vai ensinar a estes profissionais como abordar a comunidade, demonstrando à população a importância deste combate.