A solenidade foi na UFBA
Prefeito de Itaparica, Cláudio Neves, apresenta projeto na reitoria da UFBA (Foto/BJá)
Foto:
Em solenidade realizada nesta manhã de segunda-feira, 28, na Reitoria da UFBA, foi lançado o Parque Náutico da Baía de Todos os Santos quando o reitor Naomar de Almeida anunciou a instalação da Universidade de Verão, em Itaparica dentro do projeto de ampliação e interiorização da universidades nos segmentos Livre, Popular e de Verão. Os cursos já serão instalados no próximo semestre com perspectiva de mudança de perfil do município e forte integração com a comunidade.
O prefeito de Itaparica, Cláudio Neves, historiou como seu município se organizou no sentido de poder acolher projetos dessa natureza, como tem sensibilizado a bancada da Bahia em Brasília, de forma suprapartidária, no sentido de alocar recursos para que os projetos não fiquem apenas nos papéis. "Nós estamos determinados nessa direção e vamos conseguir nossos objetivos" assegura Neves, para quem, a parceria da UFBA é de fundamental importância.
Os estudos e análises do Projeto do Parque Náutico, segundo o diretor do Plandetur, Eric Ricautre, estarão concluidos em 15 de setembro deste ano após diagnósticos finais que serão apresentados à Prefeitura e à UFBA em julho, com definições das oficinas de planejamento, ações de marketing e divulgação e diretrizes para sua implantação.
RESPONSABILIDADE
SOCIAL
Para o professor Carlos Caroso, da UFBA, diretor do Museu de Antropologia e Etnografia, esses projetos integrados da Universidade de Verão e do Parque Náutico vão ensejar a instalação de um Centro de Treinamento para Jovens em Itaparica, a instalação de cursos de antropologia, geociências, biologia, etonografia e outros sempre interrelacionados com a comunidade.
Também presente à solenidade, Celso Cotrim Filho, diretor da Secretaria de Turismo do Estado representando o secretário Domingos Leonelli destacou os avanços do governo no seu plano estratégico de interiorização do turismo na Bahia e anunciou total apoio aos projetos de Itaparica/UFBA. "O secretário Leonelli recomendou que colocássemos à disposição desses programas técnicos da Setur para que possamos participar de forma integrada"anunciou.
O deputado ACM Neto comentou que projetos dessa natureza devem ser encarados como suprapartidários, como programas de governo, uma vez que os partidos e a autoridades passam e se modificam, enquanto as "boas idéias permanecem". O deputado se colocou à disposiçãos dos programas e disse que se empenhará, em Brasília, no sentido de dar uma colaboração efetiva.
Para o reitor Naomar de Almeida, entusiasta dos projetos, a UFBA além de se integrar de corpo e alma vai se empenhar para que o Projeto de Arqueologia Subaquática, em curso, se transforme no maior centro de estudos, pesquisa e turismo no Brasil, nesse segmento. "Importante é que o turista nessa condição vai trazer além de recursos, divisas, o intercâmbio de conhecimentos, de idéias e isso é de fundamental valor para todos nós", frisou.