Salvador

ITAPARICA E UFBA LANÇAM PARQUE NÁUTICO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

Lançamento nesta segunda-feira, 11h, na Reitoria da UFBA
| 27/04/2008 às 10:27
A cidade de Itaparica abrigará cursos livres da Universidade Federal da Bahia (F/BJá)
Foto:
  A Prefeitura Municipal de Itaparica em conjunto com a Universidade Federal da Bahia, através do Museu de Antropologia e Etnografia, lançam nesta segunda-feira, 28, às 11 horas, no gabinete do Reitor Naomar de Almeida, o Projeto Parque Náutico da Baía de Todos os Santos.    

   A vencedora da licitação foi a empresa Plandetur Planejamento e Desenvolvimento Turístico que conta nos seus quadros de técnicos e consultores figuras expressivas do turismo nacional, entre eles Paulo Gaudenzi, Érico Mendonça, Dalva Santana, Durval Olivieri e Eric Ricaurte, este último último com larga experiência em parques náuticos, tendo dirigido, no México, os parques Xell-há e Xcaret na península de Yucatan.    

   O objetivo do projeto é a elaboração de forma participativa do Plano de Desenvolvimento do Parque Náutico da Baía de Todos os Santos, em consonância com as diretrizes internacionais do segmento. A área de abrangência é a Baía de Todos os Santos que compreende as suas águas e os 16 municípios do seu entorno.

   O pressuposto básico do plano de turismo é trabalhar o tripé como chegar, onde ficar e o que fazer. Sem estas 3 abordagens definidas não existe destino turístico de sucesso, diz a secret'aria de Turismo de Itaparica, Eliana Dumet.     

  O PRODUTO É A    
  BAÍA DE TODOS OS SANTOS    

  A proposta de trabalhar toda a Baía de Todos os Santos, foi a conclusão que se chegou após pesquisas e debates de que a cidade de Itaparica, isoladamente, nem a ilha como um todo são produtos turísticos de grandes dimensões. O grande produto é a Baía de Todos os Santos e o projeto coloca Itaparica como a base, a sede do Parque Náutico da Baía de Todos os Santos.    

   Como todo projeto este também tem uma âncora que é o programa de Arqueologia Subaquática e Etnografia do Mar que está sendo implantado pela universidade Federal da Bahia e que também será apresentado amanhã, 28.      

   Ao redor do programa âncora o plano vai apresentar os caminhos para a infra-estrutura turística, qualificação de pessoal, oportunidades de negócios, atrações e atividades, roteiros turísticos culturais com conteúdo e captação de investimentos. Todos os temas estão abraçados pela proteção do meio ambiente e têm o objetivo final de geração de emprego e renda para a comunidade local.      

    PARTICIPAÇÃO    
    DA  COMUNIDADE 
  
    Para o prefeito de Itaparica, Cláudio Neves, o projeto terá uma relação muito forte com a comunidade uma vez que a população local é a base de tudo, na relação de emprego e renda, requalificação profissional e outros itens pertinentes ao projeto.     

   "Tudo o que fazemos no município visamos, fundamentalmente, a população local, especialmente as comunidades que habitam a ilha e têm poucas oportunidades de emprego e qualificação profissional. Então, um convênio dessa natureza com a UFBA trará grandes benefícios para todos nós" diz o prefeito.