Caro Tasso,
Com relação a matéria postada em seu site, no dia 16 passado (Prefeitura de Salvador vira laboratório experimental de administração), gostaria de esclarecer que o prefeito João Henrique assumiu a Prefeitura ancorado por um arco de alianças composto de 15 partidos. Uma realidade normal dentro de um processo democrático e totalmente diferente da vivida anteriormente.
A eleição de 2006 e de outubro próximo fizeram com que alguns secretários saíssem do governo para lançar suas candidaturas a cargos legislativos. Além disso, alguns partidos se desligaram para lançar candidatos próprios em chapas majoritárias, no próximo pleito.
Não se trata de laboratório, mas de ajustes dentro do processo democrático.
Quanto às obras significativas, a atual administração acabou com as desumanas filas da matrícula escolar e para marcação de consultas nos Postos de Saúde; implantou o SAMU 192 com uma ambulancha para atender a população das ilhas; recuperou ou construiu 308 praças, revitalizou o transporte ferroviário e a travessia marítima Plataforma-Ribeira.
Também conseguiu deslanchar com as obras do metrô, que há anos se arrastava, sem qualquer definição em seu cronograma. Ainda nesse ano o transporte metroviário de Salvador entrará em fase de testes.
Implantou o sistema Salvador Card e a meia-passagem para o segundo trecho da viagem de ônibus.
Depois de 30 anos sendo recuperado apenas por ações emergenciais, as ruas da cidade recebem um novo asfalto e a iluminação foi melhorada em praticamente toda a cidade. Nas principais avenidas ela foi modernizada e melhorada. Não demora, a Guarda Municipal já estará nas ruas, dando suporte à segurança pública do município, em auxílio ao Governo do Estado.
E não é só isso, a Prefeitura concedeu reajuste aos servidores, acumulando 38% nos últimos três anos, melhorando os salários que há oito estavam congelados. Também está tocando a pleno vapor um Programa de Habitação de Interesse Social. Há décadas não se construíam casas populares na capital baiana.
Nesses três anos e quatro meses de governo a administração de João Henrique conseguiu recuperar a autonomia político-financeira do município.
Está realizando, desde sempre, um governo transparente e verdadeiramente de participação popular.
Com abrço,
Ipojucã Cabral Brito
Subsecretário de Comunicação Social do Município de Salvador