Salvador

GOVERNO ACORDA PARA O PELÔ E PRETENDE MUDAR PERFIL DO CENTRO HISTÓRICO

Por enquanto, só boas intenções
| 15/04/2008 às 13:01
  O conselho tripartite, formado por 18 representantes dos governos federal, estadual e municipal, será responsável por definir novas diretrizes para a implementação do Plano de Reabilitação Integrado e Participativo do Centro Histórico de Salvador. O
 
   O Grupo Executivo do Escritório de Referência será constituído, oficialmente, na próxima quinta-feira, 4, quando estarão na capital baiana representantes de seis Ministérios: Cidades, Cultura, Planejamento, Orçamento e Gestão, Turismo, Secretaria Especial de Portos e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


  O Plano é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a União, Estado e Município e tem como objetivo promover um planejamento estratégico de gestão participativa para o Pelourinho e seu entorno, que potencialize as atividades econômicas e culturais, as condições de habitação e infra-estrutura, em busca de um modelo sustentável para a região. Na pauta do encontro, estão previstas a discussões sobre ações conjuntas e aspectos operacionais voltados para a região.


  Além de membros dos Ministérios, integram o Grupo Executivo seis secretários de Estado (Cultura, Desenvolvimento Urbano, Turismo, Promoção da Igualdade, Segurança Pública e Planejamento) e seis representantes municipais (Secretarias de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Infra-estrutura, Habitação, Relações Internacionais, Reparação e Fundação Gregório de Matos).


Escritório
de Referência


  Dar continuidade a revitalização do centro promover a sustentabilidade e transformá-lo em um lugar bom para morar, trabalhar, freqüentar e visitar são as metas do governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, para essa área da cidade. Pensando nisso, assinou o Decreto 10.478 que instituiu o Escritório de Referência do Centro Antigo (ER/CAS) e o Conselho Gestor.


A arquiteta e gestora do Escritório de Referência, Beatriz Lima, destaca a importância da reabilitação da área com a participação pública e privada e da sociedade civil. "O Escritório pretende alinhar todas as ações estratégicas com uma visão de futuro única, sem perder de vista as ações de curto prazo, que já estão em desenvolvimento. Estamos trabalhando nas ações prioritárias da área, a fim de melhorar a segurança, a limpeza e a requalificação da iluminação pública", afirmou Beatriz.


Criado em outubro de 2007, o Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador (ER/CAS) é um espaço de conciliação de ações, programas e propostas com o objetivo de elaborar e implantar um plano estratégico de gestão com ações de curto, médio e longo prazo para o Pelourinho e seu entorno. Além de gerir as atividades de reforma, o Escritório de Referência também atua na captação de recursos necessários para viabilizar projetos e encaminhar as demandas locais.


O Conselho Gestor do Centro Antigo, presidido pelo secretário de Cultura, Márcio Meirelles, é encarregado de acompanhar e decidir sobre os projetos desenvolvidos pelo Escritório. "O novo Pelô deve ser economicamente viável e socialmente justo", defende o secretário.