Salvador

GOVERNADOR ANUNCIA AMPLIAÇÃO DOS SISTEMAS DE DE ÁGUA EM FEIRA E CRUZ

Aconteceu nestta terça-feira, 8
| 08/04/2008 às 23:01
O governador Wagner em sua exposição no Centro Amérlio Amorim (Foto/Manu Dias/Agecom)
Foto:

  O governador Jaques Wagner foi a Feira de Santana, nesta terça-feira, 8, e anunciou obras de infra-estrutura e urbanização.
 
   O sistema integrado de abastecimento de água, que serve a cerca de 372 mil habitantes, deverá ser ampliado para suprir as necessidades da população, enquanto regiões situadas nas bacias dos rios Jacuípe e Subaé, que cortam a cidade, vão ser beneficiadas com a ampliação do sistema de esgotamento sanitário.


  Juntas, as intervenções nas bacias do Jacuípe e Subaé terão recursos de R$ 89 milhões (da União e do Estado) e beneficiam 132 mil pessoas que moram em bairros como Tomba, Jomafa, Gado Velho, Gabriela, Francisco Pinto e Jardim Acácia. 

   No auditório do Centro Cultural Amélio Amorim, o governador apresentou também um projeto para requalificação urbana e ambiental da Invasão Anchieta, com a construção de 390 casas. Feira de Santana recebeu ainda três veículos do Corpo de Bombeiros - um autobomba tanque (para incêndios urbanos), um aeródromo (para incêndios em aeroportos e arredores) e um caminhão chamado auto-rápido urbano, que realiza operações de resgate e salvamento.

  CRUZ DAS ALMAS


  Em Cruz das Almas, a 146 quilômetros de Salvador, vai receber a maior obra de saneamento do Recôncavo e ter o seu sistema de abastecimento de água ampliado. As duas iniciativas juntas vão custar mais de R$ 42 milhões, recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e beneficiar os 45 mil habitantes da cidade.

  O anúncio foi feito pelo governador Jaques Wagner, o qual. assinou convênios para a implantação de dois Centros de Cidadania Digital (CDC), do Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT), construção de 70 casas populares, prestação de assistência técnica para projetos de regularização fundiária e entregou a pavimentação em bairros do município.


  Wagner lembrou que a obra de saneamento terá, também, uma grande importância ambiental, além de melhorar a vida dos moradores de Cruz das Almas. "Com o saneamento, estamos despoluindo o rio Paraguaçu e, conseqüentemente, a Baía de Todos os Santos, prevenindo o acontecimento de fenômenos como a recente maré vermelha", lembrou.


  Para isso, o sistema de esgoto vai contar com 115,7 mil metros de rede coletora, 7,488 mil metros de interceptores, 5 estações elevatórias, 216 metros de linha de recalque e uma estação de tratamento. Já o sistema de abastecimento ampliado será composto por 7,3 mil ligações intradomiciliares, 2 estações elevatórias, 8,2 mil metros de adutora, 2 reservatórios, 55,8 mil metros de rede de distribuição e mais de 3 mil metros de ligações domiciliares.