Salvador

LAURO MELHORA RENDA DAS MULHERES COM CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Aconteceu hoje e virou manchete no BJá
| 30/03/2008 às 18:09

 Cento e vinte mulheres de Lauro de Freitas ganharam a chance de entrar no mercado de trabalho e transformar a vida. Neste domingo, 30, elas receberam certificados de conclusão de cursos de pintura de parede, cestaria, quadros orgânicos e pufs com pet, no encerramento do mês de homenagens à mulher, promovido pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM) de Lauro de Freitas.

  A tarde ganhou sabor de festa com show da rainha do arrocha Nara Costa, na Associação dos Funcionários Públicos da Bahia, na Estrada do Coco.


  Para a secretaria Terezinha Barros, os cursos têm grande potencial de geração de renda no mercado informal, principalmente na área da construção civil e decoração. "O setor da construção civil está crescendo muito no município e a mulher precisa estar preparada para ocupar esse espaço", afirma. Essa é a segunda turma do curso de pintura de paredes.
 
  O primeiro foi realizado no ano passado junto com os cursos de eletricista, silkscreen, tapeçaria e biscuit. Para divulgar o resultado da iniciativa e mostrar sua viabilidade, a SPM está decorando uma casa, que será aberta à visitação, com artigos produzidos a partir dos cursos.


   RENDA
 
  A prefeita Moema Gramacho destacou a importância dos cursos que asseguram uma alternativa de renda para as mulheres do município, sobretudo o segmento que tem mais dificuldade de obter uma vaga no mercado de trabalho, como as deficientes e as que já estão numa idade avançada.


  Entre as participantes, muitas já aumentaram a renda familiar como resultado dos cursos. Márcia Soares dos Santos, com três diplomas na mão, não tem dúvida ao afirmar que sua vida mudou depois dos cursos promovidos pela SPM.
 
  "Estava desempregada, morava na rua com meus filhos; hoje tenho casa e um emprego". Ex-interna da Febem, de onde saiu aos 18 anos sem uma profissão, Márcia, 38 anos e quatro filhos, só soube o que era renda própria quando passou a frequentar a SPM.