Vai ser nesta noite de sábado
Um show do
rapper carioca MVBill acontece a partir das 19 horas deste sábado, dia 29 de março, com entrada franca, na Praça Thomé de Souza (Praça Municipal). O cantor, que também é escritor, documentarista e roteirista, vai apresentar uma retrospectiva do seu trabalho, incluindo canções do seu primeiro dvd, gravado no Rio de Janeiro e em fase de finalização.
MVBill nasceu há 32 anos no Rio de Janeiro, na comunidade da Cidade de Deus, filho de um bombeiro hidráulico e de uma dona de casa. O apelido MV surgiu quando algumas senhoras da comunidade, ao verem como o
rapper defendia a cultura Hip Hop e a cultura local através de suas letras, o batizaram como o Mensageiro da Verdade.
Sua relação com o movimento Hip Hop começou em 1984, ao assistir o filme
Colors - As Cores da Violência.
A partir daí, MV Bill passou a ter o
rap como fonte de sobrevivência e o Hip Hop se tornou um movimento de militância. O artista é um dos fundadores da ONG Central Única das Favelas, a CUFA, que através do conceito do movimento Hip Hop busca elevar a auto-estima das comunidades cariocas, através de projetos sociais e culturais.
Dão na aberturaAntes de subir ao palco, MV Bill abre espaço no seu show para o músico e cantor baiano Dão, com suas canções influenciadas pelo soul, funk, reggae, blues, samba duro e rock' n roll. O estilo é pessoal, original e cheio de suingue. Na estrada desde 2003, acompanhado pela banda Caravanablack, Dão já tocou em diversas cidades baianas e principais palcos de Salvador.
Em 2006 lançou o EP "Ligue o som e curta o brilho".
Além de dançante, a apresentação de Dão no aniversário da cidade terá um repertório cheio de novidades. Uma delas é a presença do funk instrumental Blackmúsica em homenagem a James Brown. Integram ainda o show Pra Te Querer, uma jovem guarda funkeada; Para Embelezar a Noite e Quilombolasoul, mistura de afrobeat, samba duro e soul. A Caravanablack, que acompanha o cantor há mais de três anos, é formada por Carlos Careca (bateria), Almir Azevedo (contrabaixo), Bruno Silva (guitarra) e Mama Soares (percussão).