Salvador

APLB PROMOVE SEMINÁRIO DE PROGRESSÃO DE CLASSES NESTA QUINTA-FEIRA, 27

Vai ser nesta quinta-feira, 27
| 26/03/2008 às 09:09
  A APLB/Sindicato ppromove nesta quinta-feira, 27, o Seminário Estadual Sobre Progressão de Classes no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, em Salvador, a partir das 9h. 
 

   Em debate, a Certificação e os dois os critérios para a promoção do crescimento horizontal:

 

Avaliação individual

- Avaliação de desempenho pelos diretores e vice-diretores de escolas, com periodicidade anual;

- Qualificação profissional com capacitação obrigatória de no mínimo 120 horas/ano, de preferência utilizando o tempo de atividade complementar;

- Prova de avaliação do conhecimento de dois em dois anos;

- Assiduidade (cumprimento mínimo de dias letivos).

 

Avaliação institucional

- Avaliação do aluno via Prova Brasil ou Enem, podendo ser incorporada uma avaliação elaborada pela SEC. Os alunos devem ter algum incentivo para fazerem a prova e alcançarem um bom resultado. Exemplo: 1 ou 2 pontos para utilizar na disciplina que o aluno precisar;

- Metas por escola para melhoria dos indicadores do IDE;

- Avaliação do Conselho de Pais e Alunos.

Para mudar de uma classe para outra, o interstício será de 36 meses. Porém, se o educador for assíduo e obtiver média na avaliação dos alunos igual ou superior à média nacional, ele poderá ter o interstício reduzido para 24 meses.

 

Também em discussão a Mudança de referência (avanço vertical), lembrando que a mudança de nível depende da titulação específica para cada referência: especialização (mínimo de 360 horas), mestrado e doutorado.

 

Requisitos:

- Comprovar titulação exigida para cada referência;

- Estar em efetivo exercício de atividade de magistério;

- Ter cumprido o estágio probatório.

As especializações, os mestrados e os doutorados necessários para as mudanças de nível, obrigatoriamente estarão relacionados à disciplina que o professor ensina ou a área educacional, estabelecida pelas normas nacionais e estaduais de educação.