Salvador

INAUGURADA CASA DO ESTUDANTE QUILOMBOLA EM VITÓRIA DA CONQUISTA

O deputado Waldenor Pereira é líder da maioria na AL
| 25/03/2008 às 19:12
   Estudantes quilombolas da região Sudoeste passaram a contar com uma residência em Vitória da Conquista, inaugurada na última quinta-feira, dia 20 de março, com a participação do secretário estadual da Promoção da Igualdade, Luís Alberto, a secretária municipal de Educação, Ester Figueiredo e dirigentes de associações e da APN - Agente Pastoral Negra. A iniciativa pioneira na Bahia partiu do deputado Waldenor Pereira e vai abrigar concluintes do ensino médio e universitários originários de comunidades quilombolas.

 

Para criar a Casa do Estudante Quilombola, o mandato de Waldenor destinou recursos da subvenção social da Assembléia Legislativa, utilizados para pagamento de aluguel do imóvel - situado à Avenida João Pessoa (Centro)-, pelo período de dois anos e a compra de móveis e equipamentos domésticos. Antes disso, o mandato já vinha apoiando cursos de pré-vestibular das APN's na aquisição de material audiovisual (TV, datashow e computador) para auxiliar as aulas.

 

O deputado explicou que resolveu incentivar a criação da Casa do Estudante Quilombola movido por dois principais fatores: ele próprio foi residente e fundador de uma casa de estudante de Vitória da Conquista em Salvador, quando passou a militar no movimento estudantil, e em visita às comunidades de Barra e Bananal, no município de Rio de Contas, conheceu estudantes que cursavam medicina em Cuba. "Apesar da relevância do ensino cubano, fiquei assustado ao perceber que jovens quilombolas precisaram sair do país para ter acesso ao estudo", contou.

 

O secretário Luís Alberto elogiou: "É sem dúvida um projeto inovador, que está de acordo com os esforços dos governos federal e estadual para desenvolver políticas de igualdade. A nossa secretaria se coloca à disposição para iniciativas como essas". O evento também formalizou convênio com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista - representada pela secretária de Educação e a coordenadora de Inclusão Social, Vivalda Braga - que disponibilizará pessoal de serviços gerais para trabalhar na residência, além de pagamento mensal de energia e água.